“Rock é estilo de vida”, afirma banda Flake Rock INC

No dia nacional do estilo no Brasil, artistas dão sua opinião sobre o que é essencial para se consagrar dentro do ritmo. Banda lançou recentemente o single e clipe “Bandeira Preta”, assista: https://www.youtube.com/watch?v=o1IW_siBkEs

 

Qual é a verdadeira essência do rock? O que uma banda precisa ter para ser considerada uma representante deste estilo que é um dos mais populares do mundo? O Flake Rock Inc, nova aposta do cenário, levantou o que, para eles, é indispensável para fazer o bom e verdadeiro Rock.

 

Essência do Rock

 

“Junte em uma sala, uma bateria, um baixo,  guitarras,  um pedal de distorção, vocal, letras marcantes e muita atitude. Dessa união com certeza teremos rock!! Rock n roll é mais que um estilo de música, ele expressa a raiva, expressa a angústia, expressa a felicidade, a tristeza,  da mesma forma que ele pode te fazer rir com algum verso engraçado, até mesmo te excitar, rock é um estilo de vida!! Ele te puxa pra fora!!”, extravasa o baixista Ricardo Scaglioni.

 

“Muito mais que palavras e riffs marcantes, Rock é atitude é tudo aquilo que você sente. Pode ser uma situação desastrosa, um amor correspondido (ou não), um fato inusitado ou até mesmo uma crítica social. A grande verdade é que o rock mostra os extremos,  o seu lado mais calmo ou mais explosivo, o seu eu de verdade. O que não pode faltar é aquele arrepio quando você ouve uma música, sentir essa sensação e causá- la nas pessoas é o ponto alto do artista, quer dizer que a mensagem foi entregue”, complementa Rafael, responsável pela guitarra.

 

E, por falar em atitude, a Flake Rock tem de sobra. Seu último single, “Bandeira Preta”, se tornou um um retrato da raiva e do ódio que floresciam em cada esquina da cidade de São Paulo em 2018 e que ainda podemos ver nas manifestações deste ano. A canção não tem lado político, é uma crítica à polarização e aos dois lados que remam um contra o outro, deixando o barco sempre parado. Com uma base melódica inspirada no punk de “Mulher de Fases” do Raimundos, o single permanece inteiro no mesmo BPM, passando a forte energia da canção que promete tirar todos do chão desde o primeiro acorde. Já o clipe coloca em imagens essa atmosfera de revolta criada pela letra, mesclando imagens da banda em ação em um local meio abandonado e imagens de protestos ao redor do mundo.

 

Assista agora: https://www.youtube.com/watch?v=o1IW_siBkEs

 

Conexão

 

“Em uma banda, a conexão de todos na mesma frequência emocional é essencial, cada um tem e deve ter sua visão própria e o seu DNA, mas o pote no final do arco íris tem de ser igual para todos os integrantes. Isso é de longe o mais importante. Em segundo, respeitar a opinião de todos. É muito importante todos funcionarem como um time e não baseados na individualidade”, explica Guilherme, o vocalista da banda.

 

“Acredito que todo mundo entre 30 e 40 anos, em algum momento desta vida, já sonhou em formar uma banda de rock. E deve-se muito às bandas que existiram ou existem desde os anos 50 no cenário mundial. Será que nessa época eles tinham alguma referência do que é ser uma banda de rock?”, questiona o baterista Fabio Ota. “Para mim, a grande essência para uma banda ou artista de rock é a vontade de fazer as coisas acontecerem, é ter a necessidade de extravasar suas ideias e, por meio delas, tocar nas emoções das pessoas. Essa é a verdadeira mágica do que é FAZER rock. Estar dentro do cenário do rock é estar sempre perto de quem gostamos, os amigos tornam-se irmãos e viramos uma família. Ter uma banda de rock é mais que um estilo de vida, é a essência para se manter vivo”, completa.

 

Sobre a Flake Rock Inc

 

O que mais poderia unir três estudantes de engenharia mecânica? Se você respondeu o interesse por cálculos, está profundamente errado. Rafael (guitarrista) despertou seu interesse pela música na adolescência quando começou a tocar guitarra por conta própria. Já Guilherme (vocalista) começou a tocar violão com apenas sete anos e a compôr com oito. Ricardo (baixista) iniciou tocando guitarra aos 15 anos e aos 17 já se apresentava com a banda do colégio em sua formatura. Apaixonados pelo rock e compartilhando referências como Black Sabbath e Red Hot Chili Peppers, os músicos se conheceram e reconheceram durante a faculdade quando deram início a banda “Subúrbia” em 2014. Mas ainda faltava um representante muito importante, o baterista. Por meio de um amigo em comum, os engenheiros conheceram o administrador Fábio, que desde os 16 anos se dedica ao instrumento. Com essa nova aquisição, “Subúrbia” tornou-se Flake Rock Inc em 2017.

 

Desde então, a banda já se apresentou em eventos fechados, bares e pequenos festivais em São Paulo e região, unindo em seu repertório covers de grandes nomes do rock nacional e internacional e canções autorais.

 

Em março de 2020, com a chegada da pandemia, decidiram finalmente iniciar os lançamentos de suas próprias composições quando disponibilizaram em todos aplicativos de música a canção “Textura da Lua”. Hoje, a Flake conta com sete músicas autorais disponíveis, além dos clipes de “Antes do Sol Sair” e “Bandeira Preta”.

 

Conheça mais:

 

Instagram: https://instagram.com/flakerock.inc?igshid=5kcmzpsgci9c

 

Youtube: https://youtube.com/channel/UCsqseO8hLufeWseqcngCs4g

 

Spotify: https://open.spotify.com/artist/4UzemrBmEjJIq6BOqBDnDJ?si=6nkjFLrmTl6P2Y3Im-5OiA

 

 

 

 

 

 

Com informações: Gabriela Gimenes