RODRIGO MARANHÃO LANÇA “MERCADO DAS FLORES”

Integralmente autoral, quarto álbum do premiado cantor e compositor está disponível nos aplicativos de música nesta sexta, 24 de junho, com participação de João Cavalcanti. Projeto audiovisual tem direção de Henrique Alqualo e Fernando Young e vai ser liberado faixa a faixa, no YouTube.

 

OUÇA AQUI O ÁLBUM 

 

VEJA AQUI O VÍDEO DE “FUNK DOS ORIXÁS” 

 

O pensamento de Rodrigo Maranhão, “ele voa leve”. Como o próprio compositor canta na confessional valsa, ela própria levíssima, “Meu Pensamento”, uma das cinco canções inéditas deste “Mercado das Flores” (Som Livre / MP,B Discos), seu quarto álbum integralmente autoral e, desta vez como os tempos pedem, que já nasce audiovisual:

 

“Tem deslumbramento

De olhar as estrelas

Que é um pensamento

Grande feito o céu”

 

Em outra música, desta vez não inédita, mas pinçada do repertório de seu grupo Bangalafumenga e já gravada pela cantora mineira Aline Calixto, o samba “Reza Forte” afirma também categórico:

 

“Jongo e partido

Meu samba tem raiz”.

 

Botar o pensamento para voar, imenso, e que isso se dê sobre melodias, harmonias, ritmos, enfim gêneros brasileiros – com ênfase naturalmente no samba moderno, pois Rodrigo é um compositor carioca, e seus gêneros afluentes, sua raiz – sempre foi uma característica de sua música, mas agora neste novo trabalho isso está ainda mais explícito, a meu ver por algumas características do próprio álbum audiovisual.

 

A primeira dessas características é o próprio repertório, delicadamente costurado entre cinco canções inéditas, outras quatro canções recentes mas já lançadas por outros intérpretes, e outras cinco antigas tão marcantes que mereciam regravações, o que torna este “Mercado das Flores” uma espécie de antologia do vasto trabalho autoral de Rodrigo Maranhão. Vai de onde ele partiu: da mistura carioca de ritmos que inclui desde um “Funk dos Orixás”, também do repertório do Bangalafumenga, a diversas formas de samba, do mais popular “Mercado das Flores” (criado por Nilze Carvalho e o Sururu na Roda) ao mais moderno “Samba de Um Minuto” (consagrado na gravação de Roberta Sá) e até o diálogo com o pagode contemporâneo em “Recado” (do repertório de Maria Rita). E vai até aonde sua música chegou: a cada vez mais sofisticados diálogos do samba com seus gêneros primitivos, como o lindo jongo estilizado “Ana Luiza” (feito para a cantora Anna Ratto, em que seu pensamento voa sobre o nome Ana e os nomes de mulher), o samba de roda “Eu Não Sei Viver Sem Ela”, o samba-choro inédito “Onde Quero Estar” (em parceria com Davi Moraes) ou o também inédito ijexá “Irina”, parceria com João Cavalcanti, que participa da gravação.

 

Outro fator que ajuda a explicitar as intenções da música de Rodrigo Maranhão – um compositor que, a despeito de contextos, acredita e exercita fundamentalmente o potencial da canção brasileira – é o pequeno grupo que ele reuniu para acompanhar sua voz e seu violão muito pessoal, formado por três dos maiores músicos de sua geração: o pianista e acordeonista carioca Marcelo Caldi, aqui exclusivamente na sanfona (de muitos baixos); o multi-instrumentista gaúcho Pedro Franco, uma das maiores revelações entre instrumentistas dos últimos anos, aqui no bandolim; e o também multi Pretinho da Serrinha, aqui em sua primeira especialidade, a percussão. Esse trio de virtuoses se põe, no entanto, a serviço da música, de deixar as canções de Rodrigo Maranhão mais bonitas e respeitando suas características. Ouçam, por exemplo, o samba-canção “Do Avesso”, cujo bandolim de Pedro Franco dá toques sutilmente portugueses a uma canção feita originalmente para o cantor António Zambujo.

 

A sonoridade composta por essa inusitada formação de sanfona, violão, bandolim e percussão – que nos remete a formações brasileiras modernas como o conjunto de Radamés Gnattali, em que se destacava o som de Chiquinho do Acordeom, ou o regional liderado por Caçulinha, que acompanhava Elizeth Cardoso e Ciro Monteiro – dá um toque moderno à gravação e valoriza as composições de Rodrigo, suas melodias, suas construções harmônicas.

 

Um terceiro elemento fundamental deste trabalho é ele ter sido filmado. O que seria apenas um registro provocado por uma necessidade de mercado – hoje não há praticamente música sem imagem – na verdade escancara o processo criativo de Rodrigo, aproximando mais o ouvinte da sutileza das canções e dos muitos gêneros de música brasileira que elas abordam. Filmado no estúdio Visom Digital em 9 de julho de 2021 no mesmo momento em que a música era gravada ao vivo, não há um plano do álbum audiovisual “Mercado das Flores” que não seja o de um músico tocando seu instrumento. Esta concepção dos diretores Henrique Alqualo e Fernando Young (também diretor de fotografia) é seguida pela musicalíssima edição de imagens, totalmente guiada pelos arranjos, por revelar os arranjos. Dá gosto de ver, por exemplo, no inédito baião “Só Você”, parceria de Rodrigo com Marcelo Caldi, o diálogo da sanfona com os outros instrumentos, captados e editados para dar a ideia musical do grupo tocando, a essência da criação musical.

 

Nessa intenção de fazer um amplo painel do seu trabalho ao mesmo tempo tão autoral e esteticamente diversificado, Rodrigo recupera uma macumba, “Xangô”, feita em parceria com o especialista Leo Leobons, percussionista, e lança o delicado xote “Devaneio”, da parceria com o flautista e compositor carioca PC Castilho. Em comum, a marca autoral de Rodrigo e o gosto pela canção brasileira, seja ela de que gênero for. Como em “Meu Pensamento”, em que “ele voa leve”, em “Devaneio”, “sonhos são pássaros errantes / voam no espaço milenar”, num outro verso tão característico das canções leves e brasileiras de Rodrigo Maranhão. Como a imaginar, com o violão na mão e melodias na cabeça, “por onde vou, por onde andei / Agora sei segredos de cor / E guardarei bem dentro aqui”, dentro aqui das canções, agora reunidas dentro aqui deste álbum filmado, um depoimento da canção brasileira como ela pode ser nos dias de hoje.

 

Por Hugo Sukman, junho de 2022

 

SOBRE RODRIGO MARANHÃO

 

Ganhador do Grammy Latino de Melhor Canção Brasileira em 2006, por “Caminho da Águas”, Rodrigo Maranhão é um dos compositores mais gravados da MPB: são mais de cem músicas eternizadas nas vozes de artistas como Maria Rita, Zélia Duncan, Roberta Sá, Fernanda Abreu e António Zambujo, entre outros. Maranhão também levou o Prêmio da Música Brasileira nas categorias de “Melhor Cantor” e “Revelação do Ano” por seu trabalho de estreia, “Bordado” (2007). O cantor e compositor lançou ainda os álbuns “Passageiro” (2010) e “Itinerário” (2014). Fundador do bloco Bangalafumenga, foi professor de cavaquinho na Escola de Música Villa-Lobos, no Instituto Moreira Salles e no Conservatório Brasileiro de Música.

 

FAIXAS

Álbum “Mercado das Flores”, de Rodrigo Maranhão

 

  1. Ana Luiza (Rodrigo Maranhão)
  2. Do Avesso (Rodrigo Maranhão)
  3. Eu Não Sei Viver Sem Ela (Rodrigo Maranhão)
  4. Só Você (Rodrigo Maranhão / Marcelo Caldi)
  5. Onde Quero Estar (Rodrigo Maranhão / Davi Moraes)
  6. Recado (Rodrigo Maranhão)
  7. Samba de Um Minuto (Rodrigo Maranhão)
  8. Mercado das Flores (Rodrigo Maranhão)
  9. Irina (Rodrigo Maranhão / João Cavalcanti)
  10. Devaneio (Rodrigo Maranhão / PC Castilho)
  11. Meu Pensamento (Rodrigo Maranhão)
  12. Reza Forte (Rodrigo Maranhão / Mauro Reza Forte)
  13. Funk dos Orixás (Rodrigo Maranhão)
  14. Xangô (Rodrigo Maranhão / Léo Leobons)

 

FICHA TÉCNICA AUDIOVISUAL

 

Rodrigo Maranhão: voz e violão acústico de 6 cordas

Marcelo Caldi: sanfona

Pretinho da Serrinha: percussão (atabaque, caixa / vassoura, cajon, caxixi, pandeiro, tamborim)

Pedro Franco: bandolim

João Cavalcanti: participação especial em “Irina”

 

Produção Musical: Marcelo Caldi e Rodrigo Maranhão

Produção Executiva: Natália Guimarães | Bendita Produções

Gravado no estúdio Visom Digital por Guido Pera, em 9 de julho de 2021

Mixado por Marcio Gama

Masterizado por Carlos Freitas

 

Direção: Henrique Alqualo e Fernando Young

Direção de Fotografia: Fernando Young

Direção de Produção: Diego China

Primeiro Assistente de Câmera: Felipe Araujo Ovelha

Assistente de Câmera: Carlos Nascimento

Eletricista: Jorge Sena

Assistente de Elétrica: Marcelo Nascimento Tigrão

Maquinista: Eduardo Martins Santana

Produtor de Set: Andre Ribeiro

 

*Rodrigo Maranhão, João Cavalcanti e banda vestem Favela Hype

Stylist: Tâmara Vignoli

 

Lançamento: Som Livre / MP,B Discos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: ASSESSORIA DE IMPRENSA RODRIGO MARANHÃO

SOMAR COMUNICAÇÃO INTEGRADA

#SIGA NO INSTAGRAM
Em 09/09/1996, há exatamente 30 anos era lançado o 10° álbum de estúdio da banda R.E.M @rem "New Adventures In Hi-Fi".

Integrantes:

Bill Berry – drums, percussion
Peter Buck – guitar, mandolin, bouzouki, bass guitar
Mike Mills – piano, backing vocals, synthesizer
Michael Stipe – lead vocals, synthesizer

Tracklist 

How the West Was Won and Where It Got Us
The Wake-Up Bomb
New Test Leper
Undertow
E-Bow the Letter
Leave
Departure
Bittersweet Me
Be Mine
Binky the Doormat
Zither
So Fast, So Numb
Low Desert
Electrolite

#rem #adventuresinhifi #boomerangmusic
Em setembro de 1987, há exatamente 39 anos atrás era lançado o 2° álbum de estúdio da banda Capital Inicial @capitalinicial "Independência".

Integrantes:

Dinho Ouro Preto @dinhoouropreto - vocal e guitarra
Loro Jones @lorojones37 - guitarra, violão e vocais
Flávio Lemos @flaviolemos - baixo elétrico
Fê Lemos @felemos - bateria
Bozo Barretti @bozzo.barretti - teclados e vocais

Participações especiais de João Barone (Os Paralamas do Sucesso), George Israel (Kid Abelha) e Everson Cândido.

Capa - Ico Ouro Preto

Faixas:

01. Independência - 3:04
02. Autoridades - 3:51
03. Palavras Ao Vento - 3:22
04. Porque Nós Ficamos Juntos - 5:20
05. Arrepio - 3:53
06. Espelho No Elevador - 3:21
07. Fantasmas - 3:51
08. Descendo O Rio Nilo - 3:51
09. Prova - 4:23
10. Vem Bater No Meu Tambor (Rotina Positiva) - 3:36

#capitalinicial #independência #boomerangmusic
Hoje, 09/09, é aniversário do cantor Daniel @cantordaniel que completa 58 anos.

#daniel #happybirthday #boomerangmusic
Em 09/09/1992, há exatamente 44 anos atrás era lançado o 9° álbum de estúdio da banda Rush @rush 
“Signals”.

Integrantes:

Geddy Lee (vocals, bass, keys)
Alex Lifeson (guitars)
Neil Peart (drums)
Additional musicians: Ben Mink (Violin)

Track list:

	1.	Subdivisions
	2.	The Analog Kid
	3.	Chemistry
	4.	Digital Man
	5.	The Weapon
	6.	New World Man
	7.	Losing It
	8.	Countdown

#rush #rushband #geddylee #alexlifeson #neilpeart
Em 09/09/1997, há exatamente 29 anos atrás era lançado o 5° álbum de estúdio do cantor e compositor Alejandro Sanz @alejandrosanz "Más".

Tracklist 

1.Y, ¿Si Fuera Ella? 5:22
2.Ese Último Momento 5:04
3.Corazón Partío 5:46
4.Siempre Es De Noche 4:47
5.La Margarita Dijo No 4:52
6.Hoy Que No Estás 5:10
7.Un Charquito De Estrellas 4:50
8.Amiga Mía 4:48
9.Si Hay Dios... 5:36
10.Aquello Que Me Diste 4:46

#alejandrosanz #boomerangmusic #mas
Hoje, 09/09, é aniversário do cantor, compositor e integrante do duo Eurythmics @eurythmicsmusic Dave Stewart @davestewarteurythmics que completa 74 anos.

#davestewart #boomerangmusic #Eurythmics
Em 09/09/1977, há exatamente 49 anos atrás era lançado o 2° álbum de estúdio do cantor e compositor Iggy Pop @iggypopofficial "Lust For Life".

Iggy Pop e banda

Iggy Pop – vocais
David Bowie – teclado, piano, órgão, Backing vocals
Carlos Alomar – guitarra, backing vocals
Ricky Gardiner – guitarra, backing vocals
Warren Peace - teclado e backing vocals em "Turn Blue"
Tony Sales – baixo, backing vocals
Hunt Sales – bateria, backing vocals

Repertório:

1. Lust For Life 
2. Sixteen 
3. Some Weird Sin 
4. The Passenger 
5. Tonight 
6. Success 
7. Turn Blue 
8. Neighborhood Threat 
9. Fall In Love With Me

#lustforlife #iggypop #boomerangmusic
Hoje, 08/09, é aniversário da cantora e compositora P!nk @pink que completa 47 anos

#pink #happybirthday #boomerangmusic