Rodrigo Santos lança nas plataformas digitais, o novo álbum “Livre”

Álbum vem com as parcerias de Andy Summers, Roberto Menescal, Guto Goffi, Mauro Sta Cecília, George Israel, Roberto Bruno, André Gimaranz e Johnny Zanei

 

 

 

foto: Gustavo Gouvêa e Marcelo Portella

 

 Ouça o álbum:  https://ps.onerpm.com/3962353035

 

Assista o clipe: https://youtu.be/n5EcrycHrrI

 

Chega hoje nas plataformas digitais o novo álbum “LIVRE” do baixista, cantor e compositor Rodrigo Santos. Esse é seu 11º trabalho solo, composto e gravado entre abril e julho, durante a quarentena.

 

São 36 anos de rock n’roll, sendo 26 como baixista no grupo Barão Vermelho. Rodrigo é uma alma inquieta. A ideia era não lançar mais nenhum disco esse ano ( no início de abril saiu o projeto “Cazuza em Bossa” com Leila Pinheiro e Roberto Menescal), além do single “Heróis de Carne”, em homenagem aos profissionais da saúde na linha de frente da Covid-19, parceria com seu médico e amigo pessoal Gustavo Gouvêa – que assina junto com Marcelo Portella a capa do disco (uma releitura da icônica cena de Beleza America).

 

Acostumado a fazer uma média de 20 shows por mês, Rodrigo compôs muito nesse período de reclusão. “A ideia do álbum surgiu da necessidade criativa de sobrevivência, para manter a sanidade mental num momento tão difícil que o planeta e nós estamos passando”, comenta.

 

São 12 músicas inéditas, sendo duas canções compostas por ele e 10 parcerias. A faixa “Quem sabe mais” é uma homenagem tanto ao amigo e jornalista Rodrigo Rodrigues, falecido em julho, quanto aos familiares e vítimas da Covid-19. “A canção surgiu nesse momento de dor e como pessoas boas acabam partindo de repente”, desabafa. A faixa “Um novo olhar” conta com a participação na guitarra do seu filho Léo Lattavo. A letra fala de mudança, que iremos sair dessa com um novo olhar sobre o mundo. “Somos mais do que números…Não somos cardumes, mudaremos os costumes”.

 

Já nas parcerias, a música “Arca de Noé 2020” conta com o guitarrista inglês Andy Summers do The Police e, na bateria, João Barone do Paralamas do Sucesso. Outras faixas incluem George Israel ( Meu Navio é o Tempo), Guto Goffi (Eu vou comemorar), Roberto Menescal ( Bem que se quer – primeira parceria juntos), Mauro Sta Cecília ( Livre– música que dá nome ao disco), entre novos parceiros. A masterização ficou a cargo de Ricardo Garcia e produção do próprio Rodrigo.

 

As letras do álbum falam também de liberdade, esperança, como na canção Livre, “Livre é quem não se cala, é quem hoje diz não pra depois poder escolher o sim”, assim como em  Arca de Noé 2020, “Todos querem ser livres em harmonia e num mundo melhor.” “É um disco que registra uma fase que não pode ser esquecida, com um novo olhar sobre o mundo, a ciência e a saúde. Me senti na obrigação de continuar a fomentar cultura”, diz Rodrigo.

 

Um mini estúdio foi montado em casa, onde gravou as vozes, backing vocals, violões de 12 cordas e os baixos do álbum. Houve um encontro virtual com os músicos, que possibilitou gravações em estúdios espalhados pelo Brasil e exterior; desde Venice, Califórnia passando por Pelotas (RS), Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.As fotos de divulgação foram feitas ao ar livre na Lagoa Rodrigo de Freitas, local onde Rodrigo pedalava e começou o processo de composição do álbum.

 

Além disso, continua com outros projetos. Está preparando um novo livro,” Viu comida come, viu cama dorme, viu van entra – Diários da Estrada”, onde conta sobre as turnês do Call The Police, da carreira solo, início das lives e shows em drive in. O CD Festa Rock 2 já está pronto, assim como o documentário “Trem Bala”,que fala sobre sua luta contra a dependência química e história musical. Com depoimentos de Frejat, Léo Jaime, Lobão entre outros, o documentário de 06 episódios estreia no Canal Music Box Brazil .Em 2021 retoma a turnê Call The Police.

O homem não para!

 

Músicas:

 

1) “LIVRE” (Mauro Sta Cecilia/Rodrigo Santos)

Rodrigo Santos – voz, baixo, violão 12 cordas, guitarra do refrão, backing vocais
Leo Lachini – guitarra, violão, mixagem
Pedro Augusto – órgão, clavinete
Glauco Mendes – bateria

 

2) “ARCA DE NOÉ 2020” (Rodrigo Santos/Andy Summers)

Rodrigo Santos – voz, baixo, backing vocais
Andy Summers – guitarras, banjo João Barone – bateria
Pedro Augusto – órgão e synthesizer psycodelic

 

3) “100 PALAVRAS” (Roberto Bruno/Rodrigo Santos)

Rodrigo Santos – voz, baixo, violão 12 cordas, backing vocais, piano tema
Pedro Rangel – bateria
Pedro Augusto – órgão Hammond

 

4) “QUANDO AS FLORES CHEGAM” (Rodrigo Santos/Andre Gimaranz)

Rodrigo Santos – voz, baixo, backing vocais
Andre Gimaranz – programações, guitarra, violão, arranjo

 

5) “QUEM SABE MAIS” (Rodrigo Santos) *

Rodrigo Santos – voz, backing vocais Mauricio Piassarollo – teclados, samplers, programações, arranjo

* essa canção foi composta em 29/07/20 em homenagem ao querido amigo Rodrigo Rodrigues que se foi e a todas as pessoas que perderam entes queridos pra Covid-19

 

6) MEU NAVIO É O TEMPO (Rodrigo Santos/George Israel)

Rodrigo Santos – voz, baixo, violão 12 cordas, backing vocais
Mauricio Gonçalves – órgão Hammond, piano Zé Mário – bateria Gustavo Camardella – guitarras

 

7) “RETROVISOR” (Rodrigo
Santos/ Andre Gimaranz )

Rodrigo Santos – voz, baixo, backing vocais
Andre Gimaranz – programações, guitarra, violão, arranjo

 

8) EU VOU COMEMORAR (Guto Goffi/ Rodrigo Santos)

Rodrigo Santos – voz, baixo, guitarra, backing vocais
Fabiano Matos – bateria
Gustavo Camardella – guitarras

 

9) “O BEM QUE SE QUER” (Rodrigo Santos/Roberto Menescal)

Rodrigo Santos – voz
Roberto Menescal – violão

 

10) “UM NOVO OLHAR” (Rodrigo Santos)

Rodrigo Santos – voz, baixo, violão de 12 cordas, backing vocais
Leo Lachini – violão, guitarras, programação, mixagem
Leo Lattavo – guitarra refrão
Pedro Augusto – órgão, wulitzer, efeitos

 

11) “ANDEI ” (Rodrigo Santos/Andre Gimaranz)

Rodrigo Santos – voz, baixo, backing vocais
Andre Gimaranz – programações, guitarra, violão, arranjo

 

12) “TENHO VOCÊ” (Rodrigo Santos/Johnny Zanei

Rodrigo Santos – voz, baixo, backing vocais
Johnny Zanei – guitarra, violão
Gustavo X – guitarra
Ed Avian – bateria
Daniel Tessler – guitarra

 

 

Com informações: Assessoria de Imprensa – Andrea Tenorio