Sesc Bom Retiro comemora 30 anos do Manguebeat com o projeto “Manguebeat 30 e +”

Projeto comemora os 30 anos do Manguebeat com exibição de filmes, bate-papo e shows

 

Passadas três décadas do lançamento do Manifesto “Caranguejos com cérebro”, escrito pelo músico Fred Zero Quatro em 1992, o Sesc Bom Retiro propõe uma série de apresentações, bate-papo e exibição de filmes referenciados no movimento considerado um marco na Música Popular Brasileira.

 

Entre 1 de 30 de julho de 2022, o projeto contempla em sua curadoria artistas que fazem parte dos primórdios do movimento e que surgiram a partir dele, lançando um olhar para suas reverberações e influências na cena pernambucana atual.

 

“O projeto celebra o legado cultural do movimento Manguebeat traz a reflexão sobre as transformações no campo da pesquisa e fusão de sonoridades, na relação e valorização dos ritmos de matriz na cultura popular e a na incorporação e ampliação de novos recursos tecnológicos, enquanto potências e caminhos também para as criações musicais contemporâneas”, contam Ana Emília Ferreira e Odair Freire, integrantes da equipe de programação do Sesc Bom Retiro que estão à frente desta curadoria

 

Manguebeat 30 e + também pretende ampliar o debate sobre o contexto histórico e as temáticas presentes no movimento, que se destaca pela combinação original de diversos gêneros musicais, unindo ritmos regionais, como o maracatu, a rock, hip hop, funk e música eletrônica. A perspectiva de gênero é incorporada, visibilizando a participação de artistas mulheres naquele momento. A expressão das demandas sociais urgentes das periferias também é componente central dessa produção, denunciando a fome e as mazelas da população pobre das cidades de Recife e Olinda.

 

Partindo da celebração da trajetória temporal de um conjunto de artistas surgidos no movimento e ampliando o debate sobre a música produzida hoje à luz de tais referências, a curadoria incorpora alguns nomes mais jovens e extrapola para o cenário da música pernambucana e para o que surgiu posteriormente, bebendo direta e indiretamente da cena mangue, e como foram feitas conexões entre essas sonoridades, neste sentido seguem as apresentações de Mombojó com participação de Isaar;  Eddie com participação de Karina BuhrJuliano Holanda com participação de Rogéria DeraLirinha e Chinaina.

 

Estarão presentes nesta celebração artistas como Mundo Livre S/AJorge Du Peixe e Cannibal, cuja sonoridade remete diretamente ao som que ficou famoso na voz e nas batidas de Chico Science e do grupo Nação Zumbi. Essas apresentações revisitam as músicas daquele momento e apresentam também o trabalho mais atual desses grupos.

 

Reafirmando a importância do movimento para além da música, o projeto trará exibições de filmes e documentários que são tributários tanto da estética manguebeat quanto de sua sonoridade, dentre eles Árido Movie (Lírio Ferreira), O Rap do Pequeno Príncipe Contra as Almas Sebosas (Paulo Caldas e Marcelo Luna) e o documentário Manguebit (Jura Capela).

 

Integra a programação o bate-papo Manguebeat e a cena musical pernambucana – 30 Anos, com Karina Buhr, Jorge du Peixe, Alessandra Leão e Chinaina, que terá a mediação de Lorena Calábria e discutirá aspectos históricos e artísticos do movimento e ainda novas abordagens à luz de debates mais recentes, tais como a presença e representatividade das mulheres também enquanto artistas criadoras do movimento. O encontro antecede a exibição do documentário Manguebit.

 

CINEMA E VÍDEO 

 

Em Árido Movie (Dir. Líria Ferreira. Brasil. 120 min. 2005), Jonas (Guilherme Weber) é o repórter do tempo de uma grande rede de TV, que mora em São Paulo mas está rumo à sua cidade-natal, localizada no interior do nordeste. O motivo é a morte de seu pai (Paulo César Pereio), com quem teve pouquíssimo contato e que foi assassinado inesperadamente. Jonas enfrenta problemas para chegar à cidade, até que recebe carona de Soledad (Giulia Gam), uma videomaker que está fazendo um documentário sobre a água no sertão. Ao chegar, ele encontra uma parte da família que não conhecia até então, que lhe cobra que se vingue da morte do pai. Dia 26/7, terça, às 19h.

 

Em O Rap do Pequeno Príncipe Contra as Almas Sebosas (Dir. Paulo Caldas, Marcelo Luna. Brasil. 75min. 2000).,dois personagens reais, Helinho e Garnizé, compõem o eixo central do documentário. Helinho, justiceiro, 21 anos, conhecido como “Pequeno Príncipe”, é acusado de matar 65 bandidos no município de Camaragibe (PE) e em alguns bairros de subúrbio. Garnizé, músico, 26 anos, componente da banda de rap Faces do Subúrbio, militante político e líder comunitário em Camaragibe, usa a cultura para enfrentar a difícil sobrevivência na periferia. Os dois são opostos e ao mesmo tempo iguais na condição de filhos de uma guerra social silenciosa, que é travada diariamente nos subúrbios das grandes cidades brasileiras. Dia 27/7, quarta, às 19h.

 

O mangue beat, movimento musical e estético que nasceu em Pernambuco nos anos 90, mudou a visibilidade das periferias e das manifestações culturais da Região Metropolitana de Recife e colocou o estado na rota do mercado musical mundial, após o lançamento de bandas como Chico Science e Nação Zumbi e Mundo Livre S/A. O filme Manguebit (Direção: Jura Capela. Brasil, 2021, 101 min.) experimenta a liberdade do pensar do mangue por meio de uma linguagem multifacetada, que reúne ideias e ideais, refletindo a ousadia que deu vazão ao grande símbolo do movimento: uma antena parabólica enfiada na lama dos estuários. Dia 28/7, quinta, às 19h30.

 

Música 

 

Nos dias 1 e 2/7, sexta e sábado, 20h, a banda Eddie comemora seus 30 anos de estrada com um show especial revisitando todas as fases da banda, bem como músicas inéditas do novo trabalho, intitulado Mundo Engano, e leva também todo o clima do Carnaval de Olinda. Uma das bandas pioneiras do Manguebeat e idealizadora do movimento Original Olinda Style, a banda é formada por Fábio Trummer (guitarra & voz), Urêa (percussão & voz), Andret (trompetes, teclados & samplers), Kiko (bateria) e Rob (baixo). O show conta com a participação de Karina Buhr.

 

No dia 3/7, domingo, às 18h, apresenta-se José Paes de Lira, mais conhecido como Lirinha. Oriundo do sertão pernambucano, ainda criança, presenciou repentistas e cantadores nordestinos recitando versos e desfilando canções. Interessado em teatro, literatura e música, Lirinha deu início à formação da banda Cordel do Fogo Encantado. Quando partiu para a carreira solo, já em seu primeiro álbum, ampliou sua proposta musical criando um psicodelismo elétrico construído com guitarras, teclados, sintetizadores retrô, percussão e bateria. Com o segundo álbum, aprofundou-se ainda mais ao experimentar o uso de instrumentos da música clássica, numa estrutura rítmica comandada por um comandada por standup drums desenvolvidos por Pupillo, que assinou a produção musical dos dois álbuns.

 

Nos dias 8 e 9/7, sexta e sábado, às 20h, Mundo Livre S/A celebra os 30 anos do manifesto mangue em grande estilo, com o álbum Walking Dead Folia, lançado pela gravadora Estelita (Recife). O trabalho remete à sonoridade punk, mas nas palavras de Fred Zero Quatro, é também o “álbum mais mangue em décadas”.

Nos dias 14 e 15/7, quinta e sexta, 20h, a banda Mombojó apresenta uma nova fase, com o trabalho MMBJ12, composto por nove singles, que foram lançados mensalmente e mais três faixas inéditas, fechando um disco completo em vinil e digital, no segundo semestre de 2019. Os shows contam com a participação de Isaar.

 

O musicista Juliano Holanda se apresenta com seu mais recente trabalho autoral, no dia 16/7, sábado, às 20h. O álbum “Por Onde as Casas Andam em Silêncio” é inspirado no contexto da pandemia de Covid19 e isolamento social. O show conta com participação de Rogéria Dera.

 

A cantora, compositora e percussionista Alessandra Leão se apresenta com o show “Acesa”, nos dias 22 e 23/7, sexta e sábado, às 20h. E  A apresentação conta ainda com as participações de Jéssica Caitano e Sofia Freire.

 

No dia 29/7, sexta, às 20h, Chinaina apresenta repertório baseado em “Carnaval da Vingança”, último EP do músico, cantor e compositor olindense. O repertório de trabalho mescla músicas inéditas e regravações. O EP é seu sexto trabalho solo e combina duas de suas maiores referências: o frevo e o hardcore, que leva para o meio da folia do Carnaval pernambucano.

 

Encerrando o projeto, o show Manguefonia – 30 Anos de Lama e Caos acontece no dia 30/7, sábado, 21h, na Praça de Convivência do Sesc Bom Retiro, marcando a retomada de shows neste espaço da unidade. Os integrantes do grupo Los Sebosos Postizos  — Dengue no baixo, Pedro Baby na guitarra, Carlos Trilha nos teclados e Samuca na bateria —, junto à percussão da banda Nação Zumbi — formada por Toga Ogan, Marcos Matias, Gustavo da Lua e Tom Rocha — recebem os vocalistas convidados Jorge Du Peixe (Nação Zumbi), Siba e Cannibal (Devotos do Ódio). O show conta com performance visual composta por imagens de artistas pernambucanos.

 

Bate-papo 

 

Em Manguebeat e a Cena Musical Pernambucana – 30 Anos, no dia 28/7, às 18h, Karina Buhr, Jorge du Peixe, Alessandra Leão e Chinaina compartilham com o público memórias e reflexões sobre as influências do Manguebeat passados seus 30 anos, além da troca a respeito de paralelos com a música pernambucana contemporânea. O encontro conta com a mediação de Lorena Calábria. Após o bate-papo, será exibido o filme Manguebit (Direção: Jura Capela. Brasil, 2021, 101 min.) Dia 28/7, quinta, às 19h30

Serviço 

 

Cinema e Vídeo 

 

Árido Movie
Dia 26/7. Terça, das 19h às 20h30
Grátis. 14 anos

O Rap do Pequeno Príncipe Contra as Almas Sebosas
Dia 27/7. Quarta, das 19h às 20h30
Grátis. 14 anos.

Manguebit
Dia 28/7. Quinta, às 19h30 às 21h
Grátis. Livre.

 

Bate-papo 

 

Manguebeat e a Cena Musical Pernambucana – 30 Anos
Com Karina Buhr, Jorge du Peixe, Alessandra Leão e Chinaina. Mediação de Lorena Calábria
Dia 28/7. Quinta, às 18h

12 anos. Grátis.

 

Música 

 

Eddie
Participação de Karina Buhr
Dias 1 e 2/7. Sexta e sábado, às 20h

Ingresso – R$40,00 / R$20,00 / R$12,00
10 anos

Lirinha
Dia 3/7. Domingo, às 18h
Ingresso – R$40,00 / R$20,00 / R$12,00

Livre

Mundo Livre SA
Dias 8 e 9/7. Sexta e Sábado, às 20h
Ingresso – R$40,00 / R$20,00 / R$12,00
10 anos

Mombojó
Participação de Isaar
Dias 14 e 15/7. Quinta e Sexta, às 20h

Ingresso – R$40,00 / R$20,00 / R$12,00
10 anos

Juliano Holanda
Participação de Rogeria Dera
Dia 16/7, sábado, das 20h às 21h30
Ingresso – R$40,00 / R$20,00 / R$12,00

Livre

Alessandra Leão 

Show Acesa com participação de Jéssica Caitano Sofia Freire
Dias 22 e 23/7. Sexta e sábado, às 20h
Ingresso – R$40,00 / R$20,00 / R$12,00
12 anos

Chinaina
Dia 29/7. Sexta, às 20h

Livre.
Ingresso – R$40,00 / R$20,00 / R$12,00

Manguefonia – 30 Anos de Lama e Caos
Part. Siba, Jorge Du Peixe (Nação Zumbi) e Cannibal (Devotos do Ódio)
Dia 30/7. Sábado, às 21h

18 anos
Ingresso – R$50,00 / R$25,00 / R$15,00

 

INGRESSOS 

 

Os ingressos são vendidos a partir da terça-feira da semana anterior ao show. Venda on-line, a partir das 12h, e presencialmente (em todas as unidades do Sesc SP), na quarta, às 17h.

 

ESTACIONAMENTO DO SESC BOM RETIRO 

 

O estacionamento do Sesc oferece espaço para pessoas com necessidades especiais, carros de baixa emissão, carros elétricos e bicicletas. A capacidade do estacionamento é limitada. Os valores são cobrados igualmente para carros e motos. Entrada: Alameda Cleveland, 529 (esquina da Alameda Nothmann, que é a entrada de pedestres).

Valores: R$ 5,50 a primeira hora e R$ 2 por hora adicional (Credencial Plena). R$ 12 a primeira hora e R$ 3 por hora adicional (Outros). Valores para o público de espetáculos à noite R$ 7,50 (Credencial Plena). R$ 15 (Outros).

Horários: Terça a sexta: 9h às 20h. Sábado: 10h às 20h. Domingo: 10h às 18h. IMPORTANTE: Em dias de espetáculos o estacionamento funciona até o término da apresentação.

 

TRANSPORTE GRATUITO 

 

O Sesc Bom Retiro oferece transporte gratuito partindo da estação da Luz em dias de espetáculos. O embarque e desembarque ocorre na saída CPTM/José Paulino/Praça da Luz. Horários: Ida > Quintas, Sextas e sábados, das 17h30 às 19h50. Dia 30/07, das 20h às 21h15. Domingo (dia 2/7), 15h30 às 17h50. Domingos, (10, 17, 24 e 31/7) das 13h às 15h50. Volta > Ao término dos espetáculos de volta à Estação Luz.

 

 Sesc Bom Retiro 

 

Alameda Nothmann, 185. CEP 01216-000. Campos Elíseos, São Paulo – SP. Telefone: (11) 3332-3600

 

Siga o #SescBomRetiro nas redes sociais | Facebook, Instagram, Twitter e Youtube: @sescbomretiro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: ASSESSORIA DE IMPRENSA SESC BOM RETIRO

#SIGA NO INSTAGRAM
Em 06/11/2015, há exatamente 10 anos atrás era lançada a caixa com 3 discos do cantor e compositor country Genuine "Alan Jackson" Story.

Tracklist

Disc One
1. Blue Blooded Woman
2. Here In The Real World
3. Wanted
4. Chasin’ That Neon Rainbow
5. I’d Love You All Over Again
6. Don’t Rock The Jukebox
7. Someday
8. Dallas
9. Midnight In Montgomery
10. Love’s Got A Hold On You
11. She’s Got The Rhythm (And I Got The Blues)
12. Tonight I Climbed The Wall
13. Chattahoochee
14. Mercury Blues
15. (Who Says) You Can’t Have It All
16. Summertime Blues
17. Gone Country
18. Born Too Late (Previously Unreleased)
19. If Tears Could Talk (Previously Unreleased)
20. Seven Bridges Road – LIVE (Previously Unreleased)

Disc Two
1. Livin’ On Love
2. I Don’t Even Know Your Name
3. Tall, Tall Trees
4. I’ll Try
5. Home
6. Little Bitty
7. Who’s Cheatin’ Who
8. There Goes
9. Between The Devil And Me
10. A House With No Curtains
11. I’ll Go On Loving You
12. Right On The Money
13. Gone Crazy
14. Little Man
15. Pop A Top
16. The Blues Man
17. It Must Be Love
18. Wings (Previously Unreleased)
19. Seguro Que Hell Yes (Previously Unreleased)
20. The Star-Spangled Banner (Previously Unreleased)

Disc Three
1. Where I Come From
2. When Somebody Loves You
3. Where Were You (When The World Stopped Turning)
4. Drive (For Daddy Gene)
5. Work In Progress
6. That’d Be Alright
7. It’s Five O’Clock Somewhere—with Jimmy Buffett
8. Remember When
9. Too Much Of A Good Thing
10. Monday Morning Church
11. Like Red On A Rose
12. A Woman’s Love
13. Small Town Southern Man
14. Good Time
15. Country Boy
16. Sissy’s Song
17. As She’s Walking Away—Zac Brown Band featuring Alan Jackson
18. Love Is Hard (Previously Unreleased)
19. Ain’t Just A Southern Thing (Previously Unreleased)

#alanjackson #countrymusic #genuine #boomerangmusic
Em novembro de 2002, há exatamente 23 anos atrás era lançado o 8° álbum do cantor, compositor e guitarrista Eric Clapton @ericclapton o ao vivo e duplo "One More Car One More Rider".

Também foi lançado em DVD

Eric Clapton e banda 

Eric Clapton – guitar, lead vocals
Andy Fairweather-Low – guitar, backing vocals
Billy Preston – Hammond B-3 organ, keyboards, backing vocals
David Sancious – piano, keyboards, melodica, guitar, backing vocals
Greg Phillinganes - Hammond B-3 organ, keyboards/synthesizers
Nathan East – bass guitar, backing vocals
Steve Gadd – drums

Tracklist DVD

1 Key To The Highway
2 Reptile
3 Got You On My Mind
4 Tears In Heaven
5 Bell Bottom Blues
6 Change The World
7 My Father's Eyes
8 River Of Tears
9 Goin' Down Slow
10 She's Gone
11 I Want A Little Girl
12 Badge
13 Hoochie Coochie Man
14 Have You Ever Loved A Woman?
15 Cocaine
16 Wonderful Tonight
17 Layla
18 Will It Go Round In Circles
19 Sunshine Of Your Love
20 Over The Rainbow

#ericclapton
#onemorecaronemorerider #boomerangmusic
Em 06/11/1990, há exatamente 35 anos atrás era lançado o 11° álbum de estúdio da banda alemã Scorpions @scorpions “Crazy World”
.

Line-up:

Klaus Meine (vocals)
Matthias Jabs (guitars)
Rudolf Schenker (guitars)
Francis Buchholz (bass)
Herman Rarebell (drums)
Additional musicians: Koen Van Baal, Jim Vallance (keys)

Track list:

	1.	Tease Me Please Me
	2.	Don’t Delieve Her
	3.	To Be With You In Heaven
	4.	Wind Of Change
	5.	Restless Nights
	6.	Lust Or Love
	7.	Kicks After Six
	8.	Hit Between The Eyes
	9.	Money And Fame
	10.	Crazy World
	11.	Send Me An Angel

#scorpions #crazyworld #klausmeine #rudolfschenker #matthiasjabs #francisbuchholz #hermanrarebell
Hoje, 06/11, é aniversário do cantor, compositor e vocalista da banda Bad Religion @badreligionband Gregg Graffin @greggraffin que completa 61 anos.

Foto @gabrieluizramos uizramos

#gregggraffin #badreligion #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 06/11, é aniversário do cantor, compositor e vocalista da banda Living Colour @livingcolourofficial Mr. Corey Glover @coreyglover que completa 61 anos.

#coreyglover #livingcolour #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 05/11, é aniversário do DJ, cantor e compositor Thaíde @thaideoficial que completa 58 anos.

#thaide #happybirthday #boomerangmusic
Em 5 de novembro de 1984, há exatamente 41 anoa atrás era lançado "Reckless", o quarto álbum de estúdio do músico e compositor de rock canadense Bryan Adams @bryanadams 

Banda:

Bryan Adams: lead vocals on all songs, lead guitar on 5 and 9, rhythm guitar

Keith Scott: guitar

Tommy Mandel: keyboards on 1-3, 5, 7-10

Rob Sabino: keyboards on 4

Dave Taylor: bass

Pat Steward: drums on 1, 6, and 7

Mickey Curry: drums on 2, 3, 5, 8-10

Participações:

Tina Turner: co-lead vocals on "It's Only Love"
Steve Smith: drums on 4

Tracklist 

One Night Love Affair
She's Only Happy When She's Dancin'
Run to You
Heaven
Somebody
Summer of '69
Kids Wanna Rock
It's Only Love
Long Gone
Ain't Gonna Cry

#reckless #bryanadams #boomerangmusic
Hoje, 05/11, é aniversário do cantor e compositor Bryan Adams @bryanadams que completa 66 anos.

Em breve ele volta para ao Brasil com seu novo show.

#bryanadams #happybirthday #boomerangmusic