Shows no Itaú Cultural têm Virgínia Rodrigues gravando disco ao vivo e apresentação de Cida Moreira

A cantora baiana escolheu a Sala Itaú Cultural como local de gravação de Pureza e Nobreza, sétimo disco de sua carreira e primeiro ao vivo, no qual homenageia dois grandes criadores de diferentes gerações: Paulinho da Viola e Tiganá Santana. Cida Moreira, leva para o IC o show Boleros e Outras Delícias, ao lado de Ivan Gomes e Lê Coelho.

 

 Nos dias 24 e 25 (quinta-feira e sexta-feira), a Sala Itaú Cultural recebe Cida Moreira, com Boleros e Outras Delícias, show com repertório dedicado às composições de Sérgio Sampaio. No sábado e domingo, dias 26 e 27, Virgínia Rodrigues grava ao vivo Poesia e Nobreza, seu novo álbum, com uma formação de piano e conjunto de cordas. O trabalho, feito em homenagem a Paulinho da Viola e Tiganá Santana, comemora seus 25 anos de carreira.

 

De quinta-feira a sábado, os espetáculos começam às 20h e no domingo, às 19h. Todos são acompanhados por tradução simultânea em libras. Os ingressos podem ser reservados gratuitamente pela plataforma INTI.

 

Cida Moreira

 

Em Boleros e Outras Delícias, Cida Moreira homenageia e revela o lado mais espirituoso do cantor e compositor capixaba Sérgio Sampaio (1947 – 1994), ao lado de Ivan Gomes, no baixo acústico e elétrico, e Lê Coelho, na guitarra e violão – ambos diretores musicais do espetáculo. O show enfatiza as conexões da obra de Sampaio com o universo da música latino-americana.

 

A ideia dessa apresentação surgiu da identificação de Gomes e Coelho com a obra de Sampaio. Parceiros há mais de uma década, ambos têm o compositor como uma de suas grandes referências. Quando decidiram montar o show, uma das premissas era encontrar alguém que também se identificasse e dialogasse com a obra de Sampaio. Uma das características enfatizadas neste espetáculo é o contorno dramático contido na poesia e nas melodias do capixaba e assim chegaram a Cida Moreira. O show inspirou a criação do álbum, lançado em junho deste ano, Sérgio Sampaio Poeta do Riso e da Dor.

 

No palco do IC, eles apresentam ao público Leros e boleros, Na captura, Só para o seu coração, Velho bode, Tolo fui eu, Essa tal de mentira, Dona Maria de Lourdes, Quem é do amor, A luz e a semente, Tem que acontecer, Cruel, Magia pura, Que loucura, Não tenha medo não e Eu quero botar meu bloco na rua.

 

 Virgínia Rodrigues (FOTO DESTAQUE)

 

Comemorando 25 anos de carreira, a cantora soteropolitana homenageia em seu primeiro disco gravado ao vivo, dois músicos essenciais de diferentes gerações: Paulinho da Viola, 80, e Tiganá Santana, 40. Poesia e Nobreza será seu sétimo álbum da carreira. Esse projeto representa uma celebração à riqueza cultural e ao legado dos compositores negros do Brasil, destacando sua influência e contribuição para a música brasileira.

 

Com sua vivência artística entrelaçada com esses dois criadores, neste trabalho Virgínia mergulha em novas interpretações de temas já conhecidos e outros inéditos, além de sambas com arranjos próprios que realçam a singularidade da cantora. O repertorio das apresentações é composto por músicas dos compositores homenageados, obras instrumentais e canções cantadas nos idiomas africanos Kimbundu e Kikongo.

 

De Paulinho da Viola, Virgínia canta Retiro, Num samba curto, Cidade submersa, Nos horizontes do mundo. De Tiganá Santana, interpreta Para poetisa íntima, Olhar de retirante, Reverência, A luz do oculto e o Sol do sentimento, Disu Ye Mvula, Dembwa – 10 de agosto, Mama Kalunga, Ogum de Ronda e Mukongo. O repertório inclui composições em parceria: Minhas madrugadas, de Paulinho da Viola e Candeia, Cantoria, de Paulinho da Viola e Herminio Bello de Carvalho, e Flor destinada, de Tiganá e Leonardo Mendes.

 

A sonoridade será elaborada em torno de um piano e conjunto de cordas, desafiando a expectativa tradicional de uma instrumentação eurocentrada da música de concerto. No palco, Virgínia estará acompanhada por Fábio Leandro, no piano, Cauê Silva, na percussão, Ldson Galter, no contrabaixo acústico, Iura Ranevsky, no violoncelo, Nádia Fonseca, no violino, e Jennifer Cardoso, na viola. Tiganá Santana assina a direção artística e Leonardo Mendes a direção musical.

 

SERVIÇO:

 

Cida Moreira

Dias 24 e 25 de agosto (quinta-feira e sexta-feira, às 20h)

Sala Itaú Cultural

Ingressos: https://itaucultural-eventos.byinti.com/#/ticket/

Capacidade: 224 lugares

Entrada gratuita

Classificação: livre

 

Virgínia Rodrigues

Dias 26 e 27 de agosto (sábado, às 20h, domingo, às 19h)

Sala Itaú Cultural

Ingressos: https://itaucultural-eventos.byinti.com/#/ticket/

Capacidade: 224 lugares

Entrada gratuita

Classificação: livre

 

PROTOCOLOS:

 

– É necessário apresentar o QR Code do ingresso na entrada da atividade até 10 minutos antes do seu início. Após esse período, o ingresso será invalidado e disponibilizado na bilheteria.
– O mezanino é liberado mediante ocupação total do piso térreo
– A bilheteria presencial abre uma hora antes do evento começar.

 

– Devolução de ingresso:

Até duas horas antes do início da atividade, é possível cancelar o ingresso diretamente na página da Inti, assim outra pessoa poderá utilizá-lo. Na área do usuário, selecione a opção “Minhas compras” no menu lateral, escolha o evento e solicite o cancelamento no botão disponível.

 

– Programação sujeita a cancelamento:

O Itaú Cultural informa que sua programação, virtual ou presencial, poderá ser cancelada em caso de contaminação por Covid-19 de qualquer artista envolvido. Nesse caso, os ingressos adquiridos perdem a validade. O público que reservou o ingresso será notificado por e-mail. Um eventual reagendamento da programação ficará a exclusivo critério do IC, de acordo com a disponibilidade de agenda, sem preferência para quem adquiriu os ingressos anteriormente.

 

Itaú Cultural

 

Avenida Paulista, 149, próximo à estação Brigadeiro do metrô

Terça a sábado, das 11h às 20h

Domingos e feriados, das 11h às 19h

Informações: pelo telefone (11) 2168.1777 e wapp (11) 9 6383 1663

E-mail: atendimento@itaucultural.org.br

Acesso para pessoas com deficiência física

Estacionamento: entrada pela Rua Leôncio de Carvalho, 108.

Com manobrista e seguro, gratuito para bicicletas.

www.itaucultural.org.br

www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural

www.youtube.com/itaucultural

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações:  Conteúdo Comunicação

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje (20/05), é aniversário do cantor, compositor e pintor Bryan Behr @bryanbehroficial que completa 28 anos.

#bryanbehr #boomerangmusic #happybirthday
Hoje (15/05), é aniversário do músico e produtor Brian Eno @brianeno que completa 76 anos.

Foi integrante da banda Roxy Music, mas produziu dezenas de artistas como U2, David Bowie, entre muitos.

#brianeno #happybirthday
#boomerangmusic
Hoje (15/05), é aniversário do cantor e compositor Andrew Eldritch @andrew_eldritch que completa 65 anos.

Vocalista e fundador da banda The Sisters Of Mercy

#thesistersofmercy #andreweldritch #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (15/05), é aniversário do cantor, compositor, ator e multiinstrumentista André Abujamra @andre_abujamra que completa 59 anos.

#andreabujamra #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (13/05), é aniversário do cantor e compositor Sebastião Reis @sebastiao.reis13 que completa 29 anos.

#sebastiaoreis #boomerangmusic #happybirthday
Hoje (13/05), é aniversário do mágico cantor, compositor, pianista e multiinstrumentista Stevie Wonder que completa 74 anos.

#steviewonder #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (12/05), é aniversário do baterista e multiinstrumentista André Jung @andrejung61 que completa 63 anos.

Foi baterista dos Titãs e da banda IRA!

#Andrejung #boomerangmusic #happybirthday
Hoje (12/05), é aniversário do cantor, compositor e guitarrista Clemente @clementetadeu das bandas Plebe Rude e Inocentes.

#Clemente #happybirthday #boomerangmusic