Tainá e i o u lança ‘Hamlet’, seu primeiro single do disco que recebeu elogios de Tom Zé
A faixa ‘Hamlet’ reflete liricamente e com humor sobre a existência, combinando ritmos amazônicos com sons experimentais.
Ouça a faixa em todas as plataformas digitais: https://tainaeiou.ffm.to/hamlet
Sobre Tainá
Tainá e i o u é cantora e compositora. Considerada uma das artistas mais criativas na nova cena musical brasileira. Luta pela inclusão de artistas do Norte no cenário musical não só brasileiro como mundial e chama atenção pelo seu estilo artístico livre e original. Nasceu em Manaus – Amazonas, cresceu em uma casa com muitos livros, discos e ferramentas em meio a complexidade da cultura amazônica e ao mesmo tempo exposta aos sons da oficina mecânica de seu pai. Tudo o que possibilitou expandir seu universo de descobertas e experimentalismos.
A artista começou a escrever poesia na escola aos 8 anos, aos 13 começou a musica-los em casa no violão, mesmo ano em que ouviu pela primeira vez uma canção de Tom Zé em uma estação de rádio da cidade despertando interesse e curiosidade a quem veio tornar-se sua grande referência musical. Em 2021, Tom Zé tem contato com seu álbum de estreia durante a produção e considera Tainá e i o u e Guilherme Pestana Vaz (companheiro, músico e produtor) como ‘’Grandes esperanças da música’’. Em 2023, Tom Zé tem acesso ao álbum finalizado e ressalta ‘’É um álbum bastante experimental e corajoso.”
Transitando pela música clássica e contemporânea com fusões rítmicas e vertentes literárias nasce o disco de estreia METACOMUNICANÇÃO – neologismo criado por tainá e i o u e Guilherme Pestana Vaz. Será o primeiro álbum musical no mundo a ser lançado com tradução para língua geral Nheengatu (feita por Claudia Baré – pedagoga e ativista na luta pela alfabetização indígena há mais de 30 anos no Amazonas). São 12 faixas inéditas comn participações de renomados músicos brasileiros dentre eles Joana Queiroz, Célia Vaz, Dirceu Leite, Everson Moraes, Aquiles Moraes, Marcelo Callado, maestro Hilo Carriel, entre outros… O disco também conta com a participação especial da ativista e multiartista indígena Mepaeruna Tikuna e nos coros, Chico Mendes Bisneto. O álbum teve início em 2018 e após 6 anos de pesquisa e processo criativo será lançado nas plataformas digitais e no formato físico em vinil entre Europa, Ásia, Reino Unido e Brasil.
Com informações: Cantores Del Mundo Press