Tartamudo apresenta “Êxtase”, clipe para a versão de Guilherme Arantes

Música sobre amor entre pai e filho fica ainda mais eletrônica nas mãos do duo brasiliense

 

O duo brasiliense Tartamudo apresenta o clipe Êxtase, versão para a música de Guilherme Arantes que está no primeiro álbum do grupo A loop is a loop is a loop”, lançado este ano. Com clima dark e com jogos de luzes, o clipe traz uma linguagem direta e voltada para a letra da canção lançada em 1979 sobre o amor paternal.

 

“Antes de mais nada, é uma bela música com camadas de teclados e efeitos num trabalho realmente impecável de produção. Mas é, sobretudo, uma música que traz uma mensagem de revelação, da dimensão do amor – no caso, de um pai no nascimento do filho. Na verdade, é uma música que canta a vida e a magia de existir nesse planeta. E o nascimento de um filho traz essa urgência de maneira mais carnal: a vida exige cuidado, exige amor. O mundo exige amor e precisamos pensar sempre nisso”, conta Wilton Rossi  (guitarras, teclados, loops, baixo) uma das metades do duo.

 

Na outra metade temos Zepedro Gollo (bateria eletrônica, loops, teclados) e também o responsável pelos clipes da banda, que foi o autor das trilhas sonoras de filmes como “Se Nada Mais Der Certo” (2008), de José Eduardo Belmonte e “O Último Cine Drive-in” (2014), de Iberê Carvalho, e que levou a Tartamudo até a trilha de “Alemão 2”. Trabalhando com muita luz, o clipe aposta na simplicidade.

 

“O clipe é bem simples, traz os músicos na penumbra, banhados por luzes coloridas. Isso casa com a nossa versão da música, que é muito voltada para a sonoridade ambient, com timbres mais espraiados e sutis. Queríamos o mínimo de elementos e o trabalho de luz trouxe esse movimento que segue em paralelo com as modulações dos arpejos e reverberações de delays. Os três foram filmados separadamente e unidos na edição em alguns momentos. Ficou assim: simples e bonito”, conta Zepedro Gollo.

 

A artista convidada para os vocais, foi a também brasiliense Mila Fá:

 

“A Mila Fá é uma amiga de longa data que já tinha cantado em uma banda de curta duração chamada Motorik, comigo na guitarra. Ela foi convidada por ter uma bela voz e uma formação musical acadêmica com um grande domínio vocal. E isso nos trouxe uma experiência nova bastante enriquecedora. Somos músicos autodidatas muito intuitivos e tivemos que nos ater ao registro dela, mudando o tom e ajustando a música para acomodar a contribuição da voz. E foi lindo ver o resultado”, comenta Wilton Rossi.

 

O álbum “Loop is a loop is a loop” é inspirado no verso do poema “Sacred Emily” da   escritora e ativista estadunidense Gertrude Stein, que ajudou a revelar grandes nomes da arte moderna quando morava na França, desde Picasso a Matisse, passando por Hemingway e Scott Fitzgerald: “a rose is a rose is a rose”. A repetição está no nome do disco, no ponto central de como as músicas são criadas (loop) e também no nome da banda, pois “tartamudo” é um substantivo masculino para “gago”, a personificação da repetição.

 

Para quem gosta de clipe, o grupo lançou em agosto de 2021 a versão de  Countergambit em que mostra as jogadas ipsis litteris da competição entre o computador Deep Blue e o campeão mundial de xadrez Garry Kasparov. Com 8 faixas e com produção da própria banda, o disco tem a repetição como ponto central da estrutura musical, a partir da qual as músicas são criadas. O conceito também se reflete nas artes escolhidas pela banda para representar visualmente o som.

 

Além dos artistas citados, o álbum tem também participações especiais do brasiliense Kelton ao lado de Jair Marcos, guitarrista da cultuada banda paulista Fellini, em “Heist”; a versão de Convite ao Prazer da banda paulista Gang 90 e que tem Edgard Scandurra e da própria Taciana Barros e em “O Intruso” temos o bluesman Carlos Café.

 

 

Confira o disco “A loop is a loop is a loop” nas principais as plataformas digitais.

 

Mais sobre Tartamudo

 

Tartamudo é um duo de multi-instrumentistas com foco na criação de camadas musicais repetitivas, desenvolvendo  sonoridades que variam de criações ruidosas e baseadas na distorção até melodias ambient sensoriais e imersivas.

 

As influências do duo vão da repetição do krautrock (Neu!, Kraftwerk, Can), à música minimal e aos tape loops da avant garde (Philip Glass, Steve Reich, Terry Riley), ao ruído da No Wave e do Velvet Underground, chegando até à linguagem visual do cinema experimental (Chris Marker, Kenneth Anger, Robert Frank).

 

Tartamudo é música na sua forma mais primitiva, algo que opera no seu corpo com base no volume e na repetição. É uma busca por algo mais elementar e primal. Provavelmente sua pulsação vai se acelerar e seu corpo vai se mover, quer você queira ou não. Tartamudo é aquela pessoa que tem dificuldade na fala e, portanto, gagueja. Ou seja, ela repete algumas palavras ou sílabas, enquanto a dupla brasilense repete os sons.

 

Tartamudo é  Zepedro Gollo (bateria eletrônica, loops, teclados) e Wilton Rossi (guitarras, teclados, loops, baixo).

 

Redes Sociais

 

SoundCloud: https://soundcloud.com/tartamudobsb

 

Instagram: https://www.instagram.com/tartamudomusic/

 

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCpATyBH4pfOZalKPC5e4nGg/featured

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações Favorite Assessoria

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje, 18/12, é aniversário do cantor, compositor e vocalista da banda Papas da Língua @papasdalinguareuniao Serginho Moah @serginhomoahoficial que completa 61 anos.

#serginhomoah #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 18/12, é aniversário do guitarrista Keith Richards @officialkeef da banda The Rolling Stones @therollingstones que completa 82 anos.

#keithrichards #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 17/12, é aniversário do ex-baixista da banda R.E.M, Mike Mills que completa 67 anos.

#mikemills #rem #happybirthday
Hoje, 17/12, é aniversário do cantor e compositor Paul Rodgers @paulrodgersofficial que completa 76 anos.

Foi vocalista das bandas Bad Company e Free.

#paulrodgers #happybirthday
#boomerangmusic
Hoje, 14/12, é aniversário do baixista e compositor Cliff Williams @cliffwilliams_official ex-integrante da banda AC/DC @acdc 

#cliffwilliams #acdc #happybirthday
Em 14/12/1979, há exatamente 46 anos atrás era lançado o terceiro álbum de estúdio da banda The Clash @the_clash "London Calling".

The Clash

Joe Strummer – vocais, backing vocals, guitarra rítmica, piano
Mick Jones – guitarra solo, piano, harmónica, backing vocals
Paul Simonon – baixo, backing vocals, vocal em "The Guns of Brixton"
Topper Headon – bateria, percussão

Músicos adicionais

Mick Gallagher – órgão
The Irish Horns – metais

Tracklist 

1. London Calling
2. Brand New Cadillac
3. Jimmy Jazz
4. Hateful
5. Rudie Can’t Fail
6. Spanish Bombs
7. The Right Profile
8. Lost In The Supermarket
9. Clampdown
10. The Guns Of Brixton
11. Wrong ‘Em Boyo
12. Death Or Glory
13. Koka Kola
14. The Card Cheat
15. Lover’s Rock
16. Four Horsemen
17. I’m Not Down
18. Revolution Rock
19. Train In Vain

#theclash #londoncalling #boomerangmusic
Hoje, 12/12, é aniversário da cantora e compositora Dionne Warwick @therealdionnew que completa 85 anos.

#dionnewarwick #happybirthday
Hoje, 12/12, é aniversário do ex guitarrista da banda Kiss @kissonline Bruce Kulick @bruce.kulick que completa 72 anos.

#kiss #brucekulick #happybirthday