Um dos maiores nomes da poesia brasileira, Paulo Leminski tem seu nome marcado na história da MPB
Autor faria 78 anos nesta semana
Com uma rica obra poética, de prosa experimental, tradução e ensaios, Paulo Leminski se consolidou como um dos nomes mais importantes e vibrantes da literatura brasileira. O escritor, que completaria 78 anos no dia 24/08, experimentou diversas linguagens artísticas – e se destacou também na área musical. Com mais de 100 canções, ele teve suas composições gravadas por nomes como Caetano Veloso, Itamar Assumpção, Ney Matogrosso, Paulinho Boca de Cantor e Moraes Moreira. Em 2015, sua filha Estrela Leminski compilou as canções do pai em um songbook com partituras e cifras que podem ser baixadas de modo gratuito.
Confira uma playlist com faixas icônicas do poeta: https://spoti.fi/3PIL7Pl
Baixe o songbook de modo gratuito: http://www.pauloleminski.com.br/songbook/livro-cancoes-paulo-leminski.html
“Se este songbook fosse feito nos anos 1980, não haveria a necessidade de qualquer justificativa para ele. Neste período, em meio a um ritmo frenético de produção musical, Paulo Leminski foi gravado, comentado e procurado por vários nomes fundamentais da época. Se você fosse um jovem nessa década, em plena inflação galopante, talvez fosse bem mais fácil conhecer sua obra pelas ondas do rádio e especiais da TV do que pelos livros. E, de fato, muita gente o conheceu assim”, conta Estrela na introdução do songbook.
Conhecido por uma postura quase punk de do-it-yourself, o autor é um dos baluartes da contracultura brasileira, fazendo a sua arte do seu jeito e com a sua verdade. Em 2013, carreira de Leminski ganhou um novo renascimento com a cultuada coletânea “Toda Poesia”, best-seller com as obras poéticas completas, que apresentou o autor para toda uma nova leva de leitores.
Neste ano, seu trabalho ganha novas edições em todo o mundo com publicações na Itália, Espanha, Argentina e Estados Unidos. Para os fãs brasileiros, um sarau de celebração ao poeta acontece em sua cidade natal de Curitiba, no dia de seu aniversário, no Wonka Bar e a exposição Múltiplo Leminski abre em outubro em Porto Alegre, no Centro Cultural da UFRGS.
Para conhecer mais a obra de Leminski: https://pauloleminski.com.br
Com informações: BUILD UP MEDIA