Yás lança “Bússola”, canção que celebra despertar, escuta sensível e raízes

Cantora amazônica inaugura nova fase artística em que atmosfera ensolarada ajuda a explorar vínculos entre corpo e identidade

 

A cantora e compositora Yás apresenta seu novo single e clipe, “Bússola”. A canção, que mescla lirismo, sutileza e pulsação orgânica, fala sobre um momento de retomada — uma virada de chave que passa pelo reconhecimento de raízes, o fortalecimento do próprio centro gravitacional e o movimento de aprender a ouvir os próprios instintos. A novidade chega às plataformas de streaming e já vem acompanhada por clipe, que dá amplitude ao lançamento uma vez que projeta sua leitura poética desse olhar para a vida.

 

Assista ao clipe “Bússula”: https://youtu.be/vfTBnW_brMM 

 

Ouça “Bússula”: https://tratore.ffm.to/yasbussola 

 

Com produção de João Belfort e arranjos que evocam a sensação de testemunhar um pôr-do-sol em horizonte aberto, cada reprodução tende a criar um clima de calma ativa, onde corpo e voz se alinham como guias intrínsecos. Musicalmente, a faixa trabalha com a dualidade de instrumentos que ora evocam nossas raízes sentimentais, ora flertam com uma sonoridade mais moderna. Em curva ascendente, Yás passeia pela MPB, conversa com o indie e desliza em direção ao pop, sempre em tom meditativo.

 

Entre a palavra que se escreve no mundo e a que nasce do corpo, a artista vem construindo uma obra marcada por delicadeza e presença, onde sua música se propõe ser um espaço de respiração e de cura. Em “Bússola”, essa busca se torna imagem e movimento, criando pontes entre paisagens internas e externas. Sua trajetória reúne música, performance e sensibilidade em um diálogo que se firma com aqueles que reconhecem, em sua escuta, a própria travessia.

 

O videoclipe gravado para a faixa expande esse gesto de retorno a si já proposto por si só na canção. Em cada cena, a artista explora os contrastes entre controle e entrega, simbolizados pela presença de uma mesa de escritório no meio de um campo aberto. É uma metáfora direta para as duas vidas habitadas por Yás: além de artista, ela também exerce a função de advogada — ambos ofícios que a levam estar entre a razão e a sensibilidade.

 

Embalado pela dança e pelo ritmo da respiração, o clipe convida o espectador a se atentar aos detalhes, reconhecendo o próprio norte numa articulação que é íntima, silenciosa e profundamente transformadora. Assim é que o registro adiciona mais uma camada ao trabalho da cantora, que nesta nova fase pretende se abrir mais e mais com a finalidade de mostrar as minúcias de uma vida devocionada à arte.

 

Nome emergente da cena independente da Região Norte, Yás cresceu rodeada pela Amazônia, ainda que tenha tido a experiência da metrópole como qualquer outra cidadã de uma grande capital brasileira. Nascida em Rio Branco e destaque da música de Porto Velho, a cantora  procura encontrar por meio de trabalhos como “Bússola” um meio termo entre as culturas que a influenciam e o que se conveio chamar “nova MPB”, rótulo do qual pretende se esquivar. A ordem agora é seguir a própria direção, traçando caminhos que permitam à sua música ser livre.

 

Projeto contemplado Pelo Edital 01/Sejucel/Siec Lpg – Audiovisual – Bolsas para Artes em Vídeo, “Bússula” está disponível em todas as plataformas de música digital e no canal de YouTube da artista.

 

Letra:

 

Eu conversei

Com o meu eu

Em tantas línguas eu falei

As tantas coisas que me afligem

Só eu sei

Eu não me atrevo a tentar te explicar

 

Deixo que a minha alma

Encontre o meu som

E as palavras que caminham no meu corpo

Entrelacem

Enamorem

 

E se libertem de mim

E se libertem de mim

E eu me liberte assim

 

Deixo que a minha alma

Encontre o meu som

E as palavras que caminham

No meu corpo

Entrelacem e

Enamorem e…

 

E se libertem de mim

E se libertem de mim

E se libertem de mim

E eu me liberte assim

(o amor a me guiar… 2x)

 

Que a minha voz

Seja a minha paz

A minha guerra

A minha redenção

A minha Bússola

Meu Norte

Minha Estrela guia

A minha Sorte

 

E o meu ponto de calmaria…

Deixa ser…

Deixa…

(o amor a me guiar…)

 

Ficha Técnica single:

 

Composição: Yasmin Tielen (Yás)

Produção musical: João Belfort

Violão e Guitarra: Thiago Escobar

Violão: Felipe Macedo

Baixo: Miqueias Belfort

Percussão: João Belfort

Mixagem e Master: João Belfort

Capa: Yás

 

Ficha Técnica clipe:

 

Direção artística: Gessica Castro

Direção de fotografia: Jordan Cruz

Assistente de câmera: Kelvily Nascimento

Produção: Talita Gusmão

Assistente de produção: Pedro Felipe

Fotografia: Iury Melo

Fotografia still: Giz

Gestão de projeto audiovisual: Ana Duzanowski

Montagem: Rafael Carmo

Finalização e color: Gualter Tabosa

 

Siga Yás:

 

https://www.instagram.com/a.yasmusic

https://www.tiktok.com/@a.yasmusic

https://youtube.com/@a.yasmusic

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações BUILD UP MEDIA

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje, 05/12, é aniversário da saudosa cantora e compositora Ângela Rô Rô, que completaria 76 anos.

#angelaroro #happybirthday #boomerangmusic
Em 05/12/1984, há exatamente 41 anos atrás era lançado nos cinemas dos Estados Unidos o filme Beverly Hills Cop, em português "Um Tira da Pesada".

Comédia policial estrelado por Eddie Murphy, Judge Reinhold, John Ashton e Ronny Cox e dirigido por Martin Brest. 

Clássico Sessão da Tarde que rendeu uma série com mais três filmes sequênciais.

#umtiradapesada #eddiemurphy #boomerangmusic
Em dezembro de 1988, há 37 anos atrás, era lançado nos cinemas dos Estados Unidos, o suspense policial Tequila Sunrise, em português Conspiração Tequila.

Dirigido por Robert Towne.

No elenco Mel Gibson, Michelle Pfeiffer, Raul Julia e Kurt Russell.

A trama gira em torno de dois amigos de longa data. O problema é que Dale McKussic tornou-se um traficante e agora luta para sair do ramo, enquanto que Nicholas Frescia é um respeitado policial, recém-promovido ao cargo de Chefe do Departamento de Narcóticos de Los Angeles. McKussic não convence Frescia de que não é mais criminoso, ainda mais quando se envolve num perigoso negócio com o misterioso traficante Carlos, seu antigo parceiro. Os dois amigos também se desentedem ao disputar o amor de Jo Ann Vallenari, a simpática dona de um restaurante.

#conspiracaotequila #sunrisetequila #boomerangmusic
Lançado em dezembro de 1985, há exatamente 40 anos atrás era lançado nos cinemas dos Estados Unidos o filme Young Sherlock Holmes, em português O Enigma da Pirâmide.

Dirigido por Barry Levinson e produzido por Steven Spielberg.

No filme, em 1870, na Londres vitoriana, várias pessoas, após serem atingidas por um dardo, são afectadas por alucinações, as quais acabam por levá-las à morte.

É dentro deste contexto que Sherlock Holmes (Nicholas Rowe) e John Watson (Alan Cox) se conhecem, quando ainda são adolescentes e estudam numa escola pública inglesa, sendo que nesta mesma época Holmes soluciona o seu primeiro caso.

Filmaço, clássico Sessão da Tarde. 

#oenigmadapiramide #boomerangmusic
Hoje, 03/12, é aniversário do saudoso guitarrista,compositor e escritor Marcelo Fromer que completaria 64 anos.

Já faz mais de 24 anos do falecimento do Marcelo, mas seus riffs até hoje estão ai, marcantes no som dos álbuns gravados pelo Titãs.

#marcelofromer #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 03/12, é aniversário do saudoso cantor  compositor e vocalista da banda Black Sabbath @blacksabbath Ozzy Osbourne @ozzyosbourne que completaria 77 anos.

#ozzyosbourne #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 03/12, é aniversário do cantor, compositor e vocalista da banda Starship @starship Mickey Thomas que completa 76 anos.

#mickeythomas #starship #happybirthday
Hoje, 02/12, é aniversário do cantor, compositor,  baixista e vocalista da banda Hanoi Hanoi @arnaldopbrandao Mr. Arnaldo Brandão que completa 74 anos.

#hanoihanoi #arnaldobrandao #boomerangmusic