Alexandre Caldi e Quarteto Metacústico lançam Buarqueanas

Álbum chega às plataformas de música colado no aniversário de Chico Buarque, homenageado no projeto

 

Ouça o álbum: https://orcd.co/buarqueanas

 

“Caldi nos mostra, mais uma vez, como é saudável e instigante atravessar fronteiras musicais, cruzando a linha que separa a canção popular da música de câmara, e descobrir novos e insuspeitos universos musicais.”  Tim Rescala

 

“Um trabalho extremamente bem cuidado que conta através da musica do Chico a história de Alexandre Caldi. Com certeza você nunca ouviu Chico assim, com sax e cordas, muita elegância e sofisticação”. Leo Gandelman

 

“Buarqueanas nasce da admiração de Alexandre Caldi pelo aspecto musical da obra de Chico. E que riqueza de melodias, harmonias, gêneros e formas nos dá a fonte buarqueana! Alexandre Caldi as trata com esmero, brilhando como arranjador de escrita elegante e vigorosa para cordas, e como instrumentista em plena maturidade.” Bia Paes Leme

 

“Quando pensei que já não me surpreenderia com seu total e amplo domínio da escrita orquestral, eis que encontro um artista se superando. A delicadeza de “A mais bonita”, a ousadia harmônica de “Palavra de mulher”, unida ao virtuosismo de “Tanto amar”, resumem o tom maior dessa obra que escolheu como veículo Chico Buarque,em tempos em que sua música é tão necessária quanto o ar que respiramos.” Carlos Prazeres

 

No próximo dia 16 de junho, três dias antes do aniversário de Chico Buarque (19 de junho), o saxofonista e flautista Alexandre Caldi lança nas plataformas de música o álbum Buarqueanas. O novo trabalho será editado pela gravadora Biscoito Fino, a mesma do ilustre homenageado. Alexandre Caldi debruçou-se na obra do compositor carioca para criar arranjos originais, nos quais os sopros são acompanhados pela clássica formação de quarteto de cordas, a cargo do jovem Quarteto Metacústico, formado por Thiago Teixeira e Luísa Castro (substituindo Maressa Carneiro) nos violinos, Diego Silva na viola e Daniel Silva no violoncelo. Em Buarqueanas as cordas do Quarteto Metacústico brilham tanto quanto os sopros de Caldi.

 

Buarqueanas é explicitamente uma alusão ao termo Bachianas, cunhado por Heitor Villa-Lobos para a série de obras que fez em homenagem ao compositor alemão Johann Sebastian Bach. Em sua homenagem a Chico, Caldi não se furta a utilizar referências da música de concerto. Requisitado como arranjador por algumas das mais importantes orquestras dos país, o músico tem trazido para os seus trabalhos o aprendizado adquirido nessas experiências.

 

“Nunca me conformei com a ideia, divulgada por curiosos e às vezes até por músicos profissionais, de que Chico Buarque seria melhor letrista do que músico. Apesar de sua indiscutível habilidade com as palavras, provada nas parcerias com Tom, Edu, Francis e tantos outros, e que se estende à literatura, sempre reconheci, nas canções em que Chico é o único autor, um refinamento peculiar na arquitetura de suas melodias e harmonias”, pontua Alexandre Caldi. “O grande desafio ao criar arranjos para tantas melodias incríveis, foi mostrar que elas prescindem das letras para atrair o ouvinte. Então busquei um ambiente de concerto, acompanhado por um quarteto de cordas, o que me ampliou os horizontes para tratar dessas músicas com a riqueza que elas merecem”, conclui.

 

A bela capa de Buarqueanas é de Marina Lutfi, sobre um quadro de seu pai Sérgio Ricardo, músico, compositor, ator e diretor de cinema falecido em julho do ano passado. Sérgio e Chico eram grandes amigos.

 

No álbum de onze faixas, Alexandre Caldi se reveza entre a flauta e os saxofones tenor, alto e soprano, em arranjos ousados e impactantes. Uma experiência auditiva especial de canções de Chico Buarque, como “Joana Francesa”, “Tanto Amar” e “Noite dos mascarados”, entre outras.

 

REPERTÓRIO:

 

ROSA DOS VENTOS

FANTASIA

NOITE DOS MASCARADOS

A MAIS BONITA / SE EU SOUBESSE

TANTO AMAR

COTIDIANO

A OSTRA E O VENTO

O MEU AMOR

JOANA FRANCESA

LOLA

PALAVRA DE MULHER

 

 

 

 

 

Com informações: Coringa Comunicação

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje, 18/12, é aniversário do cantor, compositor e vocalista da banda Papas da Língua @papasdalinguareuniao Serginho Moah @serginhomoahoficial que completa 61 anos.

#serginhomoah #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 18/12, é aniversário do guitarrista Keith Richards @officialkeef da banda The Rolling Stones @therollingstones que completa 82 anos.

#keithrichards #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 17/12, é aniversário do ex-baixista da banda R.E.M, Mike Mills que completa 67 anos.

#mikemills #rem #happybirthday
Hoje, 17/12, é aniversário do cantor e compositor Paul Rodgers @paulrodgersofficial que completa 76 anos.

Foi vocalista das bandas Bad Company e Free.

#paulrodgers #happybirthday
#boomerangmusic
Hoje, 14/12, é aniversário do baixista e compositor Cliff Williams @cliffwilliams_official ex-integrante da banda AC/DC @acdc 

#cliffwilliams #acdc #happybirthday
Em 14/12/1979, há exatamente 46 anos atrás era lançado o terceiro álbum de estúdio da banda The Clash @the_clash "London Calling".

The Clash

Joe Strummer – vocais, backing vocals, guitarra rítmica, piano
Mick Jones – guitarra solo, piano, harmónica, backing vocals
Paul Simonon – baixo, backing vocals, vocal em "The Guns of Brixton"
Topper Headon – bateria, percussão

Músicos adicionais

Mick Gallagher – órgão
The Irish Horns – metais

Tracklist 

1. London Calling
2. Brand New Cadillac
3. Jimmy Jazz
4. Hateful
5. Rudie Can’t Fail
6. Spanish Bombs
7. The Right Profile
8. Lost In The Supermarket
9. Clampdown
10. The Guns Of Brixton
11. Wrong ‘Em Boyo
12. Death Or Glory
13. Koka Kola
14. The Card Cheat
15. Lover’s Rock
16. Four Horsemen
17. I’m Not Down
18. Revolution Rock
19. Train In Vain

#theclash #londoncalling #boomerangmusic
Hoje, 12/12, é aniversário da cantora e compositora Dionne Warwick @therealdionnew que completa 85 anos.

#dionnewarwick #happybirthday
Hoje, 12/12, é aniversário do ex guitarrista da banda Kiss @kissonline Bruce Kulick @bruce.kulick que completa 72 anos.

#kiss #brucekulick #happybirthday