AC/DC – 40 anos na Highway to Hell

Este mês, o AC/DC vai comemorar os 40 anos de Highway To Hell com vídeos raros e inéditos

Em seu sexto álbum de estúdio, o grupo australiano aumentou a temperatura e brilhou com mais intensidade do que nunca, espalhando seu rock ’n’ roll para um público mundial. Com mais de 8.5 milhões de cópias vendidas em todo o mundo, Highway To Hellmarcou o início de um novo capítulo na história do AC/DC — e, ao mesmo tempo, o final amargo do anterior.

 

Conhecido por sua abordagem musical testada e aprovada, Highway To Hell, no entanto, marcou um passo à frente para a banda. Pela primeira vez, o grupo não colaborou com os produtores de longa data Harry Vanda e George Young (irmão mais velho dos guitarristas Angus e Malcolm). Depois de algumas paradas e recomeços, incluindo uma sessão interrompida com o engenheiro de Jimi Hendrix, Eddie Kramer, a banda abordou Robert John “Mutt” Lange (que colaborou com Graham Parker & The Rumor e os Boomtown Rats).

 

As sessões, embora cansativas e muito mais longas do que as que a banda havia feito na época, foram produtivas: A ética de trabalho de Mutt combinou bem com o AC/DC e a banda aprendeu com suas técnicas. “Ele era meticuloso sobre o som, pegando as guitarras e a bateria certas,” disse Angus Young posteriormente à Mojo. “Ele costumava focar — e também era bom na parte vocal. Até mesmo Bon [Scott, vocalista] ficou impressionado com a forma como ele conseguia fazer soar a sua voz”.

 

Lançado no verão de 1979, Highway To Hellse tornou o primeiro álbum do AC/DC a alcançar o Top 20 da parada de álbuns daBillboard e a faixa título marcou sua primeira aparição na pesquisa Hot 100 da revista. Ele também se tornou o terceiro álbum Top 20 da banda em sua terra natal e seu primeiro Top 10 na Inglaterra. Em uma análise retrospectiva publicada pela Rolling Stone em 2003, o álbum foi elogiado por ajudar o grupo a se “graduar da parte de trás do bar para a frente da arena… as músicas são mais compactas e os refrões enriquecidos pelas harmonias das equipes de rúgbi.” A revista classificou Highway To Hell na posição de número 197 em sua lista dos 500 Maiores Álbuns de Todos os Tempos.

 

Infelizmente, o maior sucesso da banda foi seguido por seu maior contratempo: Bon Scott, líder icônico do AC/DC, morreu menos de um ano após seu lançamento. Contra todas as probabilidades e com o incentivo da família de Scott, a banda continuou; seu álbum seguinte, Back In Black, de 1980 (também produzido por Mutt Lange e com o vocalista Brian Johnson), tornou-se um dos álbuns mais vendidos de todos os tempos. Porém, foi a triunfante declaração final de Bon em Highway to Hell que estabeleceu o AC/DC como uma força de rock ’n’ roll a ser reconhecida — um fato que ainda existe até hoje.

 

Assessoria de Imprensa – Sony Music

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje, 18/12, é aniversário do cantor e compositor Alejandro Sanz @alejandrosanz que completa 57 anos.

#alejandrosanz #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 18/12, é aniversário da cantora e compositora Billie Eilish @billieeilish que completa 24 anos.

#billieeilish #happybirthday
Hoje, 18/12, é aniversário do cantor, compositor e vocalista da banda Papas da Língua @papasdalinguareuniao Serginho Moah @serginhomoahoficial que completa 61 anos.

#serginhomoah #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 18/12, é aniversário do guitarrista Keith Richards @officialkeef da banda The Rolling Stones @therollingstones que completa 82 anos.

#keithrichards #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 17/12, é aniversário do ex-baixista da banda R.E.M, Mike Mills que completa 67 anos.

#mikemills #rem #happybirthday
Hoje, 17/12, é aniversário do cantor e compositor Paul Rodgers @paulrodgersofficial que completa 76 anos.

Foi vocalista das bandas Bad Company e Free.

#paulrodgers #happybirthday
#boomerangmusic
Hoje, 14/12, é aniversário do baixista e compositor Cliff Williams @cliffwilliams_official ex-integrante da banda AC/DC @acdc 

#cliffwilliams #acdc #happybirthday
Em 14/12/1979, há exatamente 46 anos atrás era lançado o terceiro álbum de estúdio da banda The Clash @the_clash "London Calling".

The Clash

Joe Strummer – vocais, backing vocals, guitarra rítmica, piano
Mick Jones – guitarra solo, piano, harmónica, backing vocals
Paul Simonon – baixo, backing vocals, vocal em "The Guns of Brixton"
Topper Headon – bateria, percussão

Músicos adicionais

Mick Gallagher – órgão
The Irish Horns – metais

Tracklist 

1. London Calling
2. Brand New Cadillac
3. Jimmy Jazz
4. Hateful
5. Rudie Can’t Fail
6. Spanish Bombs
7. The Right Profile
8. Lost In The Supermarket
9. Clampdown
10. The Guns Of Brixton
11. Wrong ‘Em Boyo
12. Death Or Glory
13. Koka Kola
14. The Card Cheat
15. Lover’s Rock
16. Four Horsemen
17. I’m Not Down
18. Revolution Rock
19. Train In Vain

#theclash #londoncalling #boomerangmusic