Čao Laru reflete sobre múltiplas liberdades em novo clipe

“Livre” foi gravado na praia de Aquiraz (CE)

 

“Não há liberdade para ninguém enquanto todos não forem livres”. Inspirados por reflexões sobre a liberdade, a banda franco-brasileira Čao Laru lançou o clipe de “Livre”.

 

A canção abre o disco “LIBRE”, terceiro trabalho da banda e lançado em 2020 pelo selo Pequeno Imprevisto.

 

Assista o clipe aqui: https://www.youtube.com/watch?v=7DMZj1qWO0I&feature=youtu.be

 

O vídeo tem direção de Alian Minerva e foi gravado na praia de Aquiraz (CE), onde o grupo – formado por Pedro Destro (baixo), Noubar Sarkissian (voz e sanfona), Léa-Katharina (voz e flauta), Nicole Bello (voz), Joel Rocha (guitarra e percussão) e Edson Silva (dança) –  está em residência artística desde janeiro.

 

“Esta música traz a ideia de que só somos livres quando temos liberdade de escolha. Estar rodeado de pessoas pode trazer liberdade para uns, e não para outros, que se sentem mais livres estando sozinhos. A música brinca com estas possibilidades, “ter um canto / ser cigano / ler um livro / jogar bola”. No clipe, encenamos situações que estão na música e que não estão também. Tem um toque de humor, com algumas cenas surreais”, explica o baixista Destro.

 

Para realizar o clipe mantendo distanciamento social e sem gerar aglomerações, os seis integrantes optaram por assumir diversas funções, que vão desde a criação dos objetos que estão em cena, até o próprio conceito do filme. Além disso, o vídeo se passa em uma praia afastada e foi gravado em horários de pouco movimento.

 

O cenário natural de Aquiraz ajuda a comunicar a mensagem da música, conta  a vocalista Nicolle Bello. “A praia tem esse horizonte largo, que passa a ideia de amplitude, liberdade, que tem tudo a ver com a música”, diz. Ela lembra situações inusitadas que aconteceram durante o processo. “Por mais que a gente tenha tentado evitar contato humano durante a gravação, uma coisa não teve como: tinha vários cachorrinhos na praia, e em alguns momentos a gente teve que espantar os cachorros pra conseguir gravar. A gente planeja, planeja e na hora sempre acontece alguma coisa…”.

 

Na residência artística em terras cearenses, o grupo ensaia seu novo show, inspirado no álbum “Libre” e que será apresentado de forma virtual ao longo de março e abril. Por conta da pandemia do novo coronavírus, a Čao Laru ainda não se apresentou presencialmente desde o lançamento do disco – algo bastante estranho à carreira da banda, conhecida por fazer mais de 100 shows por ano no Brasil, América Latina e Europa.

 

Para o vocalista Noubar, o tema da música segue inquietando o grupo. “Talvez a liberdade seja como o horizonte, quanto mais você caminha em direção a ele, mais ele se afasta de você. É um questionamento perene que está o tempo todo entre nós: ‘o que é ser livre? Do que eu quero me libertar? É possível ser livre?’ É uma música que faz sentido e fará por muito tempo, não só em tempos de pandemia”, encerra.

 

Ficha Técnica do Clipe “Livre”:

 

Alian Minerva: direção e fotografia
Lara Frota: montagem
Čao Laru: concepção
Joelia Braga: figurinos
Pedro Destro: roteiro, bola invisível, vassoura, rede, rio, areia, pipa e baixo elétrico.
Noubar Sarkissian: sanfona de papel, bola invisível, frutas, castelo de areia, rio, escova de dentes, pipa, voz, sanfona e cavaquinho
Léa-Katharina: regador, brinquedos, rio, flores, pipa, voz e flauta
Nicolle Bello: dança, frutas, livro, rio, areia, pipa e voz
Joel Rocha: violão, brinquedos, rede, rio, barquinho, pipa, guitarra e percussão
Edson Silva: dança, rede, rio, caçarola, mala e pipa.
Eduardo Lemos e Otávio Carvalho: A&R Pequeno Imprevisto

 

 

 

Com informações:  Navegar Comunicação