Virginie lança single em prol de povos indígenas brasileiros

Abya Yala, escrita nas línguas portuguesa e Puri, é fruto de parceria inédita entre a cantora e a historiadora Aline Rochedo Pachamama  

 

A cantora Virginie Boutaud, que fez sucesso a frente do “Metrô” com os hits “Beat Acelerado”, “Ti ti ti”, “Sândalo de Dândi” e outros, e lançará no dia 26 de fevereiro, na plataforma Bandcamp, o single “Abya Yala” (terra em florescimento, que pulsa).

 

A música, escrita e interpretada nos idiomas Puri e português, é uma parceria entre a cantora Virginie e a historiadora, escritora e ilustradora Aline Rochedo Pachamama, indígena do povo Puri.

 

“Abya Yala” foi composta em reparação histórica e linguística do povo Puri, da Serra da Mantiqueira, em homenagem e benefício dos povos indígenas. O valor arrecadado com a música será revertido ao Projeto Inhã Uchô, destinado à reparação histórica do Povo Puri da Serra da Mantiqueira.

 

Eu me sinto um pouco aliviada e feliz em dar a palavra às pessoas que não têm voz e ajudar a Aline e os povos originários nesse sentido. Eu entendi o quanto é importante nós não falarmos no lugar das outras pessoas, mas ouvirmos o que elas têm a dizer. Pessoalmente, me dá um certo alívio porque é muito duro e doloroso ver as coisas acontecerem sem poder agir de alguma maneira”, afirma Virginie.

 

“Então, sou muito grata por Aline ter aparecido nessa minha procura e me honrado com esta parceria, que a inspiração para essa música tenha chegado, que eu tenha achado os parceiros que me ajudem a finalizá-la e que agora esteja sendo lançada após muito tempo de procura e reflexão de qual seria a melhor maneira para essa música cumprir a sua missão. É uma música-missão! Fico muito feliz que o primeiro single solo que eu faço de uma composição pessoal, seja militante : Se temos algum poder de fazer algo para que o mundo seja como sonhamos, não podemos desperdiça-lo”, completa.

 

O primeiro contato entre as duas ocorreu alguns anos atrás, através do Facebook, por iniciativa da Aline. Na época, ela iniciava uma tese sobre “O lugar das mulheres no rock dos anos 80” e solicitou à Virginie que respondesse algumas perguntas.

 

Eu tinha chegado há pouco tempo aqui [na França] e achei ótimo poder contribuir com uma estudante. Ela me enviou perguntas que me obrigaram a fazer muitas reflexões. A Aline é uma pessoa admirável. Ela está trabalhando muito para a restauração, recuperação e consolidação da cultura do seu povo, os Puri da Serra da Mantiqueira. Tenho acompanhado esse trabalho há anos”, conta Virginie.

 

“Quando fiz a melodia no Bandcamp eu pensei que seria maravilhoso que essa canção, inspirada na causa indígena, tivesse a letra em uma das línguas dos povos originários do Brasil. Eu perguntei à Aline se ela toparia escrever essa letra e ela concordou.”

 

Além de compor a música, Aline também a interpreta. Sua parte foi gravada no Rio de Janeiro, pouco antes da mudança para a Serra da Mantiqueira. Ruben Jacobina, letrista de “A Vida é Bela” (lançada como single na volta da banda Metrô), deu vida às coleções de sons captados por Virginie em florestas da França, assim como em suas coleções pessoais.

 

“Rubinho fez uma colagem sonora muito rica. Trocamos ideias com Aline sempre atentos ao que ela sentia com a canção, que tinha originalmente sonoridades eletrônicas. Ela se sentiu mais à vontade com os arranjos acústicos feitos com a banda com quem toco em Toulouse, a ‘Moqueca Vegana’. Rubinho finalizou a música atento a estes pedidos com muita generosidade, e chegamos a um equilíbrio bem interessante”, relata Virginie.

 

Ficha técnica Abya Yala

 

Composição de Virginie Boutaud com letra de  Aline Rochedo Pachamama

Virginie Boutaud: produção-executiva, coprodução, gravação e programação,captação, voz e vocais

Aline Rochedo Pachamama: Maracá, voz e vocais

Kélia Dambes Ducassé: vocais

Ruben Jacobina: produção, violão, programação de percussão, sintetizador,  colagens sonoras, pesquisas, mixagem e masterização

Daniel Roland: percussão

Thiago Queiroz: flauta

 

Facebook

https://www.facebook.com/VirginieBoutaudmetro/

Aline Rochedo Pachamama | Facebook

 

Instagram: 

@virginie_b_m

@alinerochedopachamama

 

YouTube: 

Metrô – Virginie

Pachamama Editora

 

 

 

Assessoria de Imprensa  – Adriana Baldin

#SIGA NO INSTAGRAM
The Blues Brothers Live
Hoje (16/07), é aniversário do brilhante cantor e compositor Ed Kowalczky @edkowalczyk da banda Live @livetheband que completa 53 anos.

#edkowalczyk #happybirthday #Live #boomerangmusic
Hoje (16/07), é aniversário do brilhante baterista Stewart Coperland @stewart_copeland da banda The Police @thepolicebandofficial que completa 72 anos.

#thepolice #boomerangmusic #stewartcopeland
A banda MR. BIG FINALIZA SUA CARREIRA COM ‘THE BIG FINISH LIVE’ com dois lançamentos

MR. BIG formada por Eric Martin (vocal principal), Paul Gilbert (guitarra, vocal), Billy Sheehan (baixo, vocal), Nick D'Virgilio (bateria, vocal) - está encerrando sua carreira de 35 anos em GRANDE… com não um, mas dois lançamentos de álbuns. 

O primeiro é o décimo álbum de estúdio, TEN, lançado em 12 de julho. O último álbum ao vivo lançado será The BIG Finish Live, que será lançado em 6 de setembro.

 Lista de músicas 
 
1. Addicted To That Rush
2. Take Cover
3. Undertow
4. Daddy, Brother, Lover, Little Boy (The Electric Drill Song)
5. Alive And Kickin'
6. Green-Tinted Sixties Mind
7. CDFF- Lucky This Time
8. Voodoo Kiss
9. Never Say Never
10. Just Take My Heart
11. My Kinda Woman
12. A Little Too Loose
13. Road To Ruin
14. To Be With You
15. Big Love
16. The Chain
17. Promise Her The Moon
18. Where Do I Fit In
19. Wild World
20. Paul Gilbert Guitar Solo
21. Colorado Bulldog
22. Billy Sheehan Bass Solo
23. Shy Boy
24. 30 Days in the hole
25. Good Lovin'
26. Baba O' Riley

The BIG Finish Live é um novo álbum ao vivo e filme-concerto da turnê de despedida “The BIG Finish” do MR.BIG, onde a banda tocou seu álbum LEAN INTO IT, que vendeu um milhão de cópias, na íntegra, além de clássicos adicionais do MR.BIG. 

Filmado em 4K no Budokan em Tóquio, Japão, em 26 de agosto de 2023, esta performance histórica estará disponível em diversos formatos de alta qualidade: Vinil Preto 180g (3 LP), SACDs Estéreo Híbrido Multicanal (2), MQA -CDs (2), CDs MQA + Blu-Ray (2), Blu-ray 4K Ultra HD (apresentando bastidores e filmagens de entrevistas) e cassete (2). 

Todos esses formatos virão com um livreto/inserção que inclui fotos inéditas de sua apresentação no Budokan, bem como um adesivo ou cartão postal para os fãs.

Aguardem !!

#mrbig #boomerangmusic
A Netflix @netflix soltou o poster da quinta e última temporada da série Stranger Things @strangerthingstv 

A primeira parte da última temporada estreia em 2025, lembrando que ela será dividida em duas partes.

Estão curiosos? 

#strangerthings #boomerangmusic #netflix
Hoje (09/07), é aniversário do brilhante ator e produtor Tom Hanks @tomhanks que completa 68 anos.

#tomhanks #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (09/07), é aniversário do cantor e compositor Jack White @officialjackwhite que completa 49 anos.

Fundador das bandas The White Stripes e The Raconteurs

#jackwhite #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (09/07), é aniversário do cantor, compositor e vocalista da banda Siimple Minds @simplemindsmusic Mr. Jim Kerr @jim_kerr_official_  que completa 65 anos.

#jimkerr #happybirthday #boomerangmusic