Fika, espaço multiuso de arte e cultura é inaugurado no Jardim Paulistano

Em casarão com ateliê, estúdio artístico, loja e ampla área verde, Fika Open Art Studio oferece oficinas de cerâmica e macramê, para iniciantes, profissionais e empresas

 

Um espaço multiuso de arte e cultura. Um oásis verde, em meio à correria da metrópole. Lugar para respirar e inspirar. Assim é o Fika Open Art Studio, recém-inaugurado pelas sócias Carolina Rozenblit e Nicole Poroger, nos Jardins, em São Paulo, num charmoso casarão dos anos 50, repaginado e transformado num ateliê expandido. Fika é um refúgio – a poucos metros das movimentadas avenidas Rebouças e Gabriel Monteiro da Silva – para amantes das artes, sejam iniciantes, profissionais ou até marcas e empresas interessadas em se associar a esse universo criativo.

 

“Fika” – palavra sueca que, como no português “saudade”, não tem tradução – significa basicamente uma pausa para estreitar os laços.  A palavra Fika teve origem no século 19, corresponde a um verbo e a um substantivo, e era considerada uma gíria que derivou da palavra kaffe (café). O menu do Fika, até hoje, é basicamente um café, acompanhado de delícias, como kanelbulle (bolinho de canela com cardamomo). Os suecos amam cardamomo e quase todo pão doce contém a especiaria na massa. Curiosamente, até hoje os suecos preferiram não traduzir esta palavra, pois eles alegam que, mantendo no original, o real significado deste momento corre menos risco de se perder. Mais do que uma pausa diária para um café e docinhos entre amigos, trata-se de um fenômeno social. Um ritual que refresca o cérebro e fortalece as relações de amizade, criatividade e produtividade.

 

As sócias Nicole Poroger e Carolina Rozenblit, que acabam de abrir o Fika Open Art Studio, num casarão dos anos 50, no Jardim Paulistano. Crédito das fotos: Divulgação.

 

Numa área de 500m2, o Fika reúne: ateliês de cerâmica e de tecelagem manual, o macramê; estúdios artísticos que podem ser utilizados por artistas ou empresas para desenvolver seus produtos, reuniões, exposições ou treinamentos; uma loja com objetos à venda de arte e utilitários produzidos pelo Fika ou designers parceiros e, um amplo jardim com árvores, samambaias, plantas tropicais e mesinhas ao ar livre, onde os visitantes podem tomar um café, interagir e criar. O Fika funciona como open studio (espaço aberto) para profissionais, com aulas para iniciantes, workshops para aprofundamento de técnicas e estúdios para reunir artistas e inspirar novas oportunidades. Designers, amantes das artes ou simplesmente pessoas que procuram novas formas de criar e fugir da rotina, desenvolvendo suas peças, com toda a infraestrutura oferecida (ferramentas, tornos, fornos, plaqueiras, extrusoras, moldes, massas e esmaltes, fios das mais diferentes cores, espessuras e tramas).

 

O histórico casarão foi modernizado pela arquiteta Flavia Whaba, mas sem abrir mão da sua essência – como o piso em parquet original, as imponentes colunas, que revelam o estilo aristocrático dos anos 50 e, no jardim, plantas tropicais, árvores frutíferas e PANCs (plantas alimentícias não-convencionais). A casa ganhou cores e acabamentos mais rústicos, um toque de décor urbano-industrial, ares de uma galeria de arte e ateliê expandido.

 

Oficinas de tecelagem manual (macramê) e cerâmica em torno ou manual, com uso de esmaltes atóxicos e sustentáveis, são algumas das atividades promovidas pela Fika. Crédito: Divulgação.

 

As aulas de cerâmica, coordenadas por Carolina Rozenblit, ensinam técnica para a criação de objetos utilitários e/ou decorativos a partir de uma matéria-prima das mais simples, o barro. A arte da cerâmica manifesta-se na cultura dos povos desde a mais remota Antiguidade e nada mais é do a transformação do barro com o fogo e as mãos criativas do artesão. A modelagem pode ser no torno elétrico (ao estilo do romântico filme Ghost) ou de forma livre e totalmente manual. Em seguida, há as etapas de queimas levando as peças a um forno cerâmico com temperaturas de até 1300 °C – um processo lento e delicado, mas que ao fim revela uma criação única, com a personalidade de seu criador.  “O processo de transformar o barro é extremamente terapêutico, exige concentração, dedicação, calma e, ao final, surpreende sempre. Moldando a argila, vários povos deixaram suas marcas e identidades ao longo da história. Objetos que são analisados até hoje por historiadores e arqueólogos, como verdadeiros enigmas. A cultura brasileira é muito rica em trabalhos de cerâmica, desde as suas origens com comunidades indígenas, como, por exemplo, o artesanato marajoara. As aulas trazem um pouco desse repertório e permitem ao aluno criar esculturas, objetos utilitários e decorativos. Trabalhamos aqui com diferentes massas, argilas líquidas, argilas de porcelana até massas mais escuras de muita personalidade como a terracota e toda a argila reciclada no estúdio. Os esmaltes importados das (Amaco, Coyotte e Mayco), nacionais (como Ikioi Atelier Lab) e os exclusivos desenvolvidos no Fika. Todos atóxicos com elementos food safe (além de não agredirem a natureza, passam ainda por um processo específico para utilização na alimentação)”, explica a ceramista Carol Rozenblit. Formada em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Belas Artes, descobriu sua paixão nas aulas de desenho e não nas de cálculo. Fez carreira executiva, como gerente de marketing de multinacionais, mas optou por abandonar a rotina estressante para transformar o hobby em profissão e dedicar-se à arte e ao trabalho de olaria.

 

As aulas de tecelagem manual são coordenadas por Nicole Poroger, também sócia do Fika. O macramê é uma arte decorativa que consiste em atar fios em diversos tipos de nós utilizando apenas as mãos. A única ferramenta utilizada são agulhas de crochê para colocar franjas ou algum manuseio mais preciso dos fios. O nome “macramê” (Migramach) é de origem turca e significa “tecido com franjas, tramas ornamentais e galão decorativo”.  A peça mais antiga de macramê, data de 2000 a.C., feita com cipó, vime, couro e até mesmo capim.  “O macramê é a arte de tramar fios, cordas e malhas. Dá para fazer tudo com macramê, de moda a decoração, almofadas, cachepôs, cestas, redes, pulseiras, abajures, suportes para plantas. A arte une as pessoas e suas histórias, é uma terapia”, explica Nicole Poroger, engenheira de formação, mas artesã por opção.

 

Mães e empresárias, as amigas Carolina e Nicole resolveram abrir o Fika, espaço que traduz um pouco da trajetória da dupla. Ambas resolveram abandonar carreiras tradicionais, tão bem-sucedidas quanto estressantes, e optaram por desacelerar. “A beleza em desacelerar é o que nos ajuda a aproveitar os momentos e as coisas simples da vida. Foi assim que descobrimos a arte em nossas vidas. O Fika não é apenas uma palavra, é uma prática, um estilo de vida. A singularidade de produzir e comercializar peças que carregam toda a energia das mãos e da mente que as criaram”, explica Nicole. O Fika Open Art Studio é um novo espaço de artes na cidade de São Paulo dedicado a estimular os sentidos e despertar a criatividade e a produtividade. “Nos países escandinavos e nórdicos, o fika é também um bom negócio: as empresas onde o momento ‘fika’ está institucionalizado obtêm melhores resultados, com equipes mais felizes e motivadas”, destaca Carolina. Sinal de que o segredo para a felicidade está numa pausa revigorante. Fika, espaço para os amantes das artes, inclusive a arte de bem viver.

 

Serviço:

www.fika.art.br

Rua Luis Pereira de Almeida, 50 – Jardins

São Paulo, SP, CEP: 01431-020

Tels. 11 3062-9369 e 9 7591-4098

Email de contato: contato@fika.art.br

Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8h30 às 18h.

Instagram: @fika.open.art.studio

Facebook: /fika.open.art.studio

 

 

Informações à imprensa: SG Comunicação & Imagem

www.sheilagrecco.com

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje, 17/12, é aniversário do ex-baixista da banda R.E.M, Mike Mills que completa 67 anos.

#mikemills #rem #happybirthday
Hoje, 17/12, é aniversário do cantor e compositor Paul Rodgers @paulrodgersofficial que completa 76 anos.

Foi vocalista das bandas Bad Company e Free.

#paulrodgers #happybirthday
#boomerangmusic
Hoje, 14/12, é aniversário do baixista e compositor Cliff Williams @cliffwilliams_official ex-integrante da banda AC/DC @acdc 

#cliffwilliams #acdc #happybirthday
Em 14/12/1979, há exatamente 46 anos atrás era lançado o terceiro álbum de estúdio da banda The Clash @the_clash "London Calling".

The Clash

Joe Strummer – vocais, backing vocals, guitarra rítmica, piano
Mick Jones – guitarra solo, piano, harmónica, backing vocals
Paul Simonon – baixo, backing vocals, vocal em "The Guns of Brixton"
Topper Headon – bateria, percussão

Músicos adicionais

Mick Gallagher – órgão
The Irish Horns – metais

Tracklist 

1. London Calling
2. Brand New Cadillac
3. Jimmy Jazz
4. Hateful
5. Rudie Can’t Fail
6. Spanish Bombs
7. The Right Profile
8. Lost In The Supermarket
9. Clampdown
10. The Guns Of Brixton
11. Wrong ‘Em Boyo
12. Death Or Glory
13. Koka Kola
14. The Card Cheat
15. Lover’s Rock
16. Four Horsemen
17. I’m Not Down
18. Revolution Rock
19. Train In Vain

#theclash #londoncalling #boomerangmusic
Hoje, 12/12, é aniversário da cantora e compositora Dionne Warwick @therealdionnew que completa 85 anos.

#dionnewarwick #happybirthday
Hoje, 12/12, é aniversário do ex guitarrista da banda Kiss @kissonline Bruce Kulick @bruce.kulick que completa 72 anos.

#kiss #brucekulick #happybirthday
Hoje, 10/12, é aniversário da baterista Meg White da banda White Stripes @thewhitestripes que completa 51 anos.

#megwhite #happybirthday
#whitestripes
Hoje, 10/12, é aniversário do cantor, compositor e ex integrante da banda Wang Chung @wangchungofficial Jack Hues @jackhuesofficial que completa 71 anos.

#jackhues #wangchung #boomerangmusic