Isabella Bretz e Rodrigo Lana buscam o que nos faz humanos no álbum “Cabeça Fora D’Água”

Disco conta com participações especiais da vencedora do Oscar Markéta Irglová, a bielorrussa Katerina L’Dokova e do mineiro Renato Enoch

 

A parceria prolífica da cantora e compositora Isabella Bretz e do pianista e produtor musical Rodrigo Lana ganha um novo capítulo com “Cabeça Fora D’Água”, novo álbum dos artistas. Buscando um olhar indie folk com MPB sobre as desilusões do dia-a-dia, eles – mineiros radicados em Portugal – fazem do disco uma viagem global sobre as sensações que nos fazem humanos através de participações especiais.

 

Ouça “Cabeça Fora D’Agua”: https://li.sten.to/cabecaforadagua 

 

Assista aos clipes: https://youtube.com/isabellabretz

 

Na faixa de abertura, “Respiro”, já surge a primeira convidada: a cantora e compositora tcheca Markéta Irglová, interpretando pela primeira vez uma canção em português. Com uma sólida e aclamada carreira solo, incluindo o recente “Lila”, ela é conhecida mundialmente pelo filme “Apenas Uma Vez”, com o qual ganhou o Oscar pela música “Falling Slowly”, e pela banda The Swell Season. No álbum, ela faz um dueto com Bretz sobre busca pelo ar como uma vontade de sair da inércia, trazendo o ouvinte para fora de sua zona de conforto e para dentro do universo do álbum.

 

Essa mudança de ares pode ser representada em “Sentido”, uma experiência  sonora que passa pelos nossos cinco sentidos em busca da presença e do novo, com participação de Katerina L’Dokova, artista da Bielorrússia que usa tons da música folclórica de seu país em sua arte. Renato Enoch, por sua vez, colabora em “30 de fevereiro”, um protesto sobre a vontade de não seguir padrões. Enoch também é artista visual e assina toda a parte visual do álbum.

 

Pensado como uma reflexão pessoal contra toda a onda de informações, ansiedades e tristezas que teimam em afogar, o álbum apresenta artistas que querem não só nadar contra a corrente ou surfar na onda, mas conseguir transcender o caos, pelo menos pela duração de dez canções, encerrada com a faixa-título, e um dos pontos altos do trabalho. Com violões, piano, violoncelo, voz e elementos digitais, a faixa instrumental conta uma história que representa a mensagem central da obra, fazendo nossos ouvidos mergulharem não somente nas ondas musicais, mas também nas ondas do mar.

 

“Cabeça Fora D’Água” coroa um período fértil para uma parceria já de sucesso. No primeiro semestre, Isabella e Rodrigo lançaram juntos o álbum e livro “pequenezas”, transformando em poesia, música e arte breves histórias de conexão, alento e afeto juntamente com  Jackson Abacatu. Anteriormente, lançaram juntos o livro “Conhecimentos de Áudio para Cantores”, além de colaborarem extensivamente em seus projetos musicais, sendo o mais recente o disco “Retalho de Mundo”, que Isabella lançou em 2020.

 

 

O álbum está disponível para audição nas principais plataformas de música e o disco físico pode ser adquirido em https://isabellabretz.bandcamp.com.

 

Os clipes e parte audiovisual do projeto podem ser assistidos em https://youtube.com/isabellabretz.

 

Ficha técnica

 

PRODUÇÃO EXECUTIVA E DIREÇÃO ARTÍSTICA

Isabella Bretz

 

PRODUÇÃO MUSICAL E ARRANJOS

Rodrigo Lana e Isabella Bretz

 

COMPOSIÇÕES

Isabella Bretz (faixas 1 a 10)

Rodrigo Lana (faixa 10)

 

GRAVAÇÃO, MIX, MASTER, PIANOS E INSTRUMENTOS VIRTUAIS

Rodrigo Lana

 

PARTICIPAÇÕES

Markéta Irglová em Respiro

(gravada por Sturla Mio Thorisson)

 

Renato Enoch em 30 de Fevereiro

(gravado por Renato Enoch)

 

Katerina L’Dokova em Sentido

(gravada por Rodrigo Lana)

 

MÚSICOS CONVIDADOS

Alexandre da Mata  I  violão e guitarra

em Respiro, Bifurcação, 30 de fevereiro e Oxytocin

 

Kezo Nogueira  I trompete

em 30 de Fevereiro

 

Léo Pires  I  bateria

em 30 de fevereiro

 

Lucas Telles  I  violão

em Pedido, Sentido e Cabeça Fora D’Água

 

Pablo Maia  I  baixo

em 30 de Fevereiro

 

Vanilce Peixoto  I  violoncelo

em Pedido, Cicatriz e Cabeça Fora D’Água

 

Todos gravados por eles próprios.

 

DESIGN GRÁFICO E ILUSTRAÇÕES

Renato Enoch

 

FOTOGRAFIA

Raquel Pellicano

 

Álbum gravado entre 2021 e 2022

em Portugal, Brasil e Islândia

 

Siga Isabella Bretz:

 

https://isabellabretz.com

https://www.instagram.com/bellabretz

https://www.youtube.com/@isabellabretz

 

Siga Rodrigo Lana:

 

https://rodrigolana.com.br

https://www.instagram.com/rodrigolanapiano

https://www.youtube.com/@LogicProBrasil

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: BUILD UP MEDIA

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje (04/08), é aniversário do cantor, guitarrista e compositor Max Cavalera @max.iggorcavalera que completa 54 anos.

Foi fundador das bandas Sepultura, Soufly, Cavalera Conspiracy, Nailbomb. 

#maxcavalera #boomerangmusic #happybirthday
Hoje (08/06), é aniversário do cantor, compositor, produtor e ator Seu Jorge @seujorge que completa 53 anos.

#seujorge #boomerangmusic #happybirthday
Hoje (16/05), é aniversário da cantora e compositora Laura Pausini @laurapausini que completa 49 anos.

#laurapausini #boomerangmusic #happybirthday
Hoje (18/12), é aniversário do diretor, roteirista e produtor Steven Spielberg que completa 76 anos.

Um dos maiores nomes da indústria cinematográfica.

#stevenspielberg #boomerangmusic #happybirthday #hollywoodmovies
Hoje (18/12), é aniversário do cantor, compositor e guitarrista Keith Richards @officialkeef que completa 79 anos.

Lendário guitar hero da banda The Rolling Stones @therollingstones 

#keithrichards #boomerangmusic #happybirthday #therollingstones
Hoje (16/12), é aniversário do cantor, compositor e guitarrista Billy Gibbons @billyfgibbons que completa 73 anos.

Integrante da banda ZZ Top @zztop 

#billygibbons #boomerangmusic #happybirthday #zztop
Ontem (08/12), o saudoso poeta e compositor Jim Morrison, que se estivesse vivo, completaria 79 anos.

A biografia do Morrison e a discografia do The Doors são demais.

Essa cara foi uma das lendas da música.

#jimmorrison #thedoors #boomerangmusic
Hoje (18/01), é aniversário da cantora e compositora Liah Soares @liahsoares que completa 45 anos.

#liahsoares  #happybirthday #boomerangmusic