Marcos Sacramento lança álbum “Crônicas do Apartamento 20”

Ouça aqui: https://tratore.ffm.to/cronicas

 

Assista aqui: https://youtu.be/1KpWtAksFiM

 

 

Crônicas do Apartamento 20 é o novo álbum visual do cantor e compositor Marcos Sacramento, disponível no https://youtu.be/1KpWtAksFiM. As canções do projeto já estão disponíveis nas plataformas digitais.

 

Concebido e realizado durante a pandemia, Crônicas do Apartamento 20 foi idealizado por Sacramento durante rigorosa quarentena. Trancado em seu apê no alto do bairro de Santa Teresa, com acesso ao vasto avarandado que o coloca diariamente diante do belo visual do centro e da zona norte do Rio, o misto de confinamento com a perspectiva libertária da paisagem teve um impacto tão perturbador quanto criativo.

 

As ideias surgiram como um turbilhão. Bagulho Sinistro, Roda Presa, Morcego e Melodia Triste são alguns dos títulos que ilustram a apreensão inspirativa do artista. Em versos como “Na varanda, no barulho / é sinistro o bagulho” ou “O sistema bagunçou / me dá um cadinho de oxigênio aí”, ou ainda, “que perigo! / se estás resfriado, amigo / não chegue perto de mim” traduzem o inusitado estado de espírito de toda uma civilização.

 

Por outro lado, Gatos Solitários, Todos os Cantos, Na Cama e O Tempo emprestam respiro à resignação e à presença invencível dos afetos: “vejo o samba no farol da luz dos dias / canto de noite iluminado pelos guias” ou “pairam sobre a varanda estrelas míticas (…) / gritam com seus sinais de fumaça / que a vida é infinita / que ela vai continuar”. Tudo repleto de suingue e poética, porque estes estão sempre por perto quando mais se precisa deles.

 

Letras e músicas que condensam pavor e esperança, samba e hip hop, bossa e beats sobre um groove que absorve as entranhas das estranhezas e espelham um cotidiano em desconstrução vislumbravam um roteiro homogêneo de forte apelo sonoro e visual. Era urgente transformar as músicas em imagens que pudessem expressar aquele momento único na história da humanidade. Música, cinema, tecnologia e videoarte como antídoto para um tempo de incertezas.

 

Sacramento recrutou o cineasta Daniel Lobo para tocar o projeto que já se configurava como um “álbum visual”. A direção musical e os arranjos ficaram a cargo de Daniel Vasques. O vídeo piloto Quatro Movimentos de Uma Quarentena Sem Fim, com 14 minutos de duração, foi o embrião do projeto, lançado no YouTube no final de 2020.

 

Contemplado pela Lei Aldir Blanc, o projeto evoluiu para o Crônicas do Apartamento 20, com clipes de onze músicas e 32 minutos de duração. Contemporâneo, angustiado, vanguardista, esperançado, transbordante de urgência. Ou nas palavras do músico e parceiro Paulo Baiano: “a primeira obra-prima quarentênica de 2021”.

 

O projeto foi subsidiado pelo Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc.

 

Crônicas do Apartamento 20

 

Com Marcos Sacramento

Direção, roteiro e edição: Daniel Lobo

Direção musical, arranjos: Daniel Vasques

 

Músicos:

Luiz Flávio Alcofra – violão

Leandro Vasques – baixo

Netinho Albuquerque – percussão

Vinicius Lugon – trompete

Thiago Osório – tuba

Gravação músicas: Realejo Digital, RJ

Coordenação de produção – Carol Piccoli

 

 

 

 

 

 

Com informações: Ana Paula Romeiro – Assessoria de Imprensa