O folk melancólico de Bluebagbang em seu EP de estreia: Manifesto dos Ventos Delirantes

Closing Door foi o single escolhido para marcar a estreia do projeto

 

Manifesto dos Ventos Delirantes é o EP de estreia do Bluebagbang, projeto baseado em São Paulo (SP), fundado por Marina Hungria, natural de Itapetininga (SP). Após abrir o EP com o lançamento do single New Stars, chega a vez do compilado completo entrar nos aplicativos de música nesta sexta (25). Closing Door foi o single escolhido para ganhar um videoclipe. Assista aqui.

 

O autodidatismo possibilitou à artista a capacidade de se gravar sozinha, e ao mesmo tempo lidou com os percalços de realizar o trabalho em sua própria casa, um ambiente sem isolamento acústico. “Foi desafiador do começo ao fim. Mesmo sendo em casa e no tempo que podia, foi difícil conseguir encontrar um horário propício, lidar com os cachorros, vizinhos e ruídos de construção ao redor. Foquei em fechar violão e voz no primeiro mês e no seguinte, gravar os outros instrumentos, que foram acontecendo naturalmente, sem muita preparação. Cada música demorou cerca de uma semana para ser finalizada”, revela Marina. Além do registro, a compositora também foi responsável pela execução de todos os instrumentos, mixagem e produção das cinco faixas apresentadas no disco, que teve a masterização feita por Rodrigo Florentino.

 

A suavidade na voz de Marina combinado com os arranjos delicados presentes nas melodias trazem uma certa melancolia mesclada com o conforto de um dia frio em frente à uma fogueira. Com influências que passeiam no universo de Belle & Sebastian, Little Joy e Devendra Banhart, o EP conta com quatro faixas cantadas em inglês e a última em português, com elementos marcantes da música brasileira para fechar o disco.

 

Capa

 

Além de assinar toda a parte técnica sonora do EP, Marina também fez a arte da capa. Ilustrada por um retrato de infância da própria compositora, a foto foi tirada na casa onde cresceu, que pertence aos seus avós, inclusive é onde o seu pai vive. “A gente nunca teve uma vaca no quintal, então eu acho que a foto traz uma sensação inusitada e delirante, quase como um sonho e carrega também esse conceito de ser algo intimista”, completa a artista.

 

Faixa a faixa 

 

New Stars abre o EP e também foi escolhida como single para o pontapé inicial do trabalho de estreia do projeto, vindo ao mundo com um videoclipe. Em uma atmosfera melancólica, a faixa soa como se fizesse parte da trilha de um dos filmes da Sophia Coppola e discorre sobre uma sensação que todas já vivenciaram na vida: o platonismo de um amor idealizado. Marina pontua: “’I already saw a thousand times, seems sweet to look, look into your eyes’ e uma visão platônica sobre o outro e sobre como o outro pode nos tirar da inércia da vida, como se buscássemos no encontro um espelho para entendermos sobre nós mesmos”.

 

Linda Perchs e Cat Power são claras referências da faixa Game of Lov3. A voz suave de Marina faz um enigmático contraste com a temática da música, um transtorno bastante comum na sociedade. “Foi um período que eu tive síndrome do pânico e na música eu reflito muito sobre isso, ‘my heart beats fast, and i don’t know what to said’ e ao mesmo tempo eu queria me apaixonar por algo, e libertar esse medo que a ansiedade causava, mesmo sabendo que ‘the game it’s own me’”, revela a compositora.

 

Inside You é a  única faixa do EP que conta com bateria eletrônica em seu arranjo. Inspirada pela interpretação de seu próprio mapa astral e pela compreensão de ser dona de uma alma velha, Marina revela: “De alguma forma isso me deu um medo, de querer me libertar desse mundo, então essa música é para nos encorajar a ir ao encontro de nós mesmos, pois há um mundo a se viver dentro de nós e não podemos ter medo disso”.

 

O single escolhido para o lançamento do compilado foi Closing Door. Com diversas camadas mesclando violão de aço e guitarra, a voz de Marina profere sua experiência bibliográfica sobre o início do relacionamento com a atual namorada Gabrielle, que desenvolveu a capa do primeiro single do EP. “Ela foi na minha casa, me deu um cooler e cadeiras de praia e voltou pra casa dela a 500 km de distância e eu fiquei de portas fechadas no quarto”. A faixa estreia junto com um videoclipe, gravado em Guapimirim e dirigido pela própria artista. O vídeo, filmado em tempos pandêmicos, mostra cenas cotidianas e retrata a dificuldade de um relacionamento a distância .

 

Cida traz elementos diferentes de todas as músicas anteriores. Soando como um encontro entre Chico César e a compositora paraibana Cátia de França, a artista faz uma homenagem à sua terceira mãe. Com violões acompanhados por pandeiro, a faixa fecha o álbum com tom de alegria e consagração. “Lembro que toquei no meu quarto, registrei em um gravadorzinho e no meio da música ouvi um barulho tipo um batuque. Lembro de ter saído do quarto e perguntado quem fez o barulho e ninguém soube dizer. Na gravação mantive o barulho e decidi inserir um batuque do meio para o final”.

 

OUÇA AQUI

 

ASSISTA CLOSING DOOR AQUI

 

FICHA TÉCNICA ÁLBUM

 

  1. New Stars

Marina Hungria: Composição, Voz, violão aço, guitarra

Rodrigo Florentino: Masterização

 

  1. Game of lov3

Marina Hungria: Composição, Voz, violão nylon.

Rodrigo Florentino: Masterização

 

  1. Inside You

Marina Hungria: Composição, Voz, guitarra, bateria eletrônica.

Rodrigo Florentino: Masterização

 

  1. Closing Door

Marina Hungria: Composição, Voz, violão aço, violão aço  baixo, violão aço solo.

Rodrigo Florentino: Masterização

 

  1. Cida

Marina Hungria: Composição, Voz, violão nylon, sample de pandeiro, violão aço solo.

Rodrigo Florentino: Masterização

 

CAPA POR  Marina Hungria

 

LINKS

 

Instagram

Bandcamp

Youtube

Facebook

 

SOBRE BLUEBAGBANG

 

A necessidade de exercitar o lado criativo e uma sede por experimentação fizeram o Bluebagbang ter os primeiros respiros de vida em 2012. Baseada em São Paulo (SP), Marina Hungria, artista idealizadora e frontwoman, começou a desenvolver suas habilidades técnicas para ter a emancipação em produzir seu próprio material logo em 2013. Com os primeiros equipamentos em seu home studio, a identidade musical indie-folk-melancólico começa a florescer e tomar forma.

 

Em 2020 o início da pandemia trouxe questionamentos sobre o futuro para o mundo todo e não foi diferente para Marina, que encontrou seu próprio refúgio nas composições do projeto que até então encontrava-se em um hiato.

 

A busca por lapidação em sua musicalidade a levou para o músico Thiago Pethit, que cuida da vocalização da compositora e lança seu primeiro compilado, o EP Manifesto dos Ventos Delirantes, onde a mesma foi responsável por gravar todos os instrumentos e pela mixagem das cinco faixas.

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: CAFÉ 8 ASSESSSORIA DE IMPRENSA   

#SIGA NO INSTAGRAM
Em novembro de 2007, há exatamente 18 anos atrás era lançado o 8° álbum de estúdio da banda Charlie Brown Jr. "RITMO, RITUAL E RESPONSA", produzido por Chorão e Thiago Castanho.

Integrantes:

Chorão: vocal
Thiago Castanho: guitarra
Pinguim: bateria
Heitor Gomes: baixo

Tracklist:

01. Pontes Indestrutíveis
02. O que Ela Gosta é de Barriga
03. Não Viva em Vão
04. Ritmo, Ritual e Responsa
05. Be Myself
06. Uma Criança com Seu Olhar
07. Liberdade é Tudo
08. O Universo a Nosso Favor
09. Ninguém Entende Você
10. Quando Tudo Aconteceu
11. Beco Sem Saída
12. Sem Medo da Escuridão (Part. MV Bill)
13. Nua, Linda e Inigualável
14. Vida de Magnata (Part. de João Gordo)
15. Que Espécie de Vermes São Vocês?
16. Buscando um Novo Rumo
17. Vivendo a Vida Numa Louca Viagem
18. Curva de Hill
19. Direto e Reto Sempre
20. Skateboard Amor Eterno
21. Café Fundation
22. Paranormal
23. Senhor do Tempo

#ritmoritualeresponsa #charliebrownjr #boomerangmusic
Em 15/11/1983, há exatamente 42 anos atrás era lançado o 3° álbum de estúdio do cantor e compositor Ozzy Osbourne “Bark At The Moon”

Integrantes:

Ozzy Osbourne (vocals)
Jake E. Lee (guitars)
Don Airey (keys)
Bob Daisley (bass)
Tommy Aldridge (drums)
Additional musicians: Louis Clark (strings)

Track list:

	1.	Bark At The Moon
	2.	You’re No Different
	3.	Now You See It (Now You Don’t)
	4.	Rock ‘N’ Roll Rebel
	5.	Centre Of Eternity
	6.	So Tired
	7.	Slow Down
	8.	Waiting For Darkness

#ozzyosbourne #ozzy #barkatthemoon #jakeelee #bobdaisley #tommyaldridge #donairey #boomerangmusic
Em novembro de 1988, há exatamente 37 anos atrás era lançado o álbum de estreia do duo Milli Vanilli @millivanilli.official "All Of Nothing"

Integrantes:

Milli Vanilli

Rob Pilatus 
Fab Morvan 

Tracklist:

Lado A

1- Can't You Feel My Love 3:34
2- Boy In The Tree 3:11
3- Money 4:11
4- Dance With A Devil 4:11
5- I'm Gonna Miss You 4:00
6- All Or Nothing 3:44

Lado B

1- Baby Don't Forget My Number 4:08
2- Dreams To Remember 3:57
3- Is It Love 3:24
4- Ma Baker 4:23
5- Girl, You Know It's True 4:12

#millivanilli #boomerangmusic #allornothing
Em novembro de 2000, há exatamente 25 anos atrás era lançado o sexto álbum de estúdio da banda The Offspring @offspring "Conspiracy OF One", pela Columbia Records.

Integrantes:

Dexter Holland – Vocal e guitarra rítmica
Noodles – Guitarra líder e vocal de apoio
Greg K. – Baixo e vocal de apoio
Ron Welty – Bateria

Tracklist:

Lado A

1. Intro 0:05
2. Come Out Swinging 2:47
3. Original Prankster 3:40
4. Want You Bad 3:22
5. Million Miles Away 3:39
6. Dammit, I Changed Again 2:48
7. Living In Chaos 3:28

Lado B

1. Special Delivery 3:00
2. One Fine Day 2:44
3. All Along 1:38
4. Denial, Revisited 4:32
5. Vultures 3:34
6. Conspiracy Of One 2:17
7. 80 Times 2:05

#conspiracyofone #boomerangmusic #theoffspring
Em 15/11/1986, há exatamente 39 anos atrás era lançado o álbum de estreia da banda Beastie Boys @beastieboys "Licence To III".

Produzido por Rick Rubin

Integrantes:

Michael Diamond (Mike D)
Adam Yauch (MCA)
Adam Horovitz (Ad-Rock)

Tracklist:

"Rhymin & Stealin"
"The New Style"
"She's Crafty"
"Posse in Effect"
"Slow Ride"
"Girls"
"Fight for Your Right"
"No Sleep Till Brooklyn"
"Paul Revere"
"Hold It Now, Hit It"
"Brass Monkey"
"Slow and Low"
"Time To Get Ill"

#licencetoIII #boomerangmusic #beastieboys
Em novembro de 1985, há exatamente 40 anos atrás era lançado o álbum de estreia do duo The Jesus And Mary Chain @jesusandmarychain "PsychoCandy".

The Jesus and Mary Chain

Jim Reid – vocals, guitar
William Reid – vocals, guitar
Douglas Hart – bass
Bobby Gillespie – drums

Tracklist:

1. Just Like Honey
2. The Living End
3. Taste The Floor
4. The Hardest Walk
5. Cut Dead
6. In A Hole
7. Taste Of Cindy
8. Some Candy Talking
9. Never Understand
10. Inside Me
11. Sowing Seeds
12. My Little Underground
13. You Trip Me Up
14. Something's Wrong
15. It's So Hard

#thejesusandmarychain #psychocandy #boomerangmusic
Em 13/11/1981, há exatamente 44 anos atrás era lançado o álbum de estreia da banda New Order @neworderofficial "Movement", pela Factory Records.

Integrantes:

New Order

Bernard Sumner – lead vocals, guitars, melodica, synthesisers and programming
Peter Hook – 4- and 6-stringed bass, lead vocals ("Dreams Never End" and "Doubts Even Here") and backing vocals
Gillian Gilbert – synthesisers and programming, guitars, spoken words ("Doubts Even Here")
Stephen Morris – drums, synthesisers and programming

Tracklist:

“Dreams Never End” 3:13
“Truth” 4:37
“Senses” 4:45
“Chosen Time” 4:07
“ICB” 4:33
“The Him” 5:29
“Doubts Even Here” 4:16
“Denial”

#neworder #movement #boomerangmusic
Em 12/11/1996, há exatamente 29 anos atrás era lançado o 2° álbum de estúdio do cantor, compositor e rapper Snoop Doggy Dogg @snoopdogg "The Doggfather".

Tracklist:

1        Intro    
2        Doggfather
3        Ride 4 Me
4        Up Jump Tha Boogie
5        Freestyle Conversation

6        When I Grow Up
7        Snoop Bounce
8        Gold Rush
9        (Tear 'Em Off) Me & My Doggz
10        You Thought
11       Vapors
12        Groupie
13        2001
14        Sixx Minutes
15        (O.J.) Wake Up
16        Snoop's Upside Ya Head
17        Blueberry
18        Traffic Jam
19        Doggyland
20        Downtown Assassins
21        Outro

#snoopdogg #thedoggfather #boomerangmusic