Relicário: João Gilberto (ao vivo no Sesc 1998) chega a todas as plataformas de streaming e em CD

Com capa inspirada no grafite do artista visual Speto, álbum João Gilberto (ao vivo no Sesc 1998) será disponibilizado nas principais plataformas de streaming e em CD no dia 26 de abril 


Álbum duplo de 36 faixas inclui a canção inédita Rei sem coroa, parceria dos compositores Herivelto Martins e Waldemar Ressurreição

  

Capa do álbum João Gilberto (ao vivo no Sesc 1998) ilustrada por Speto

 

O álbum duplo João Gilberto (ao vivo no Sesc 1998)  lançado pelo Selo Sesc, no dia 5 de abril, gratuitamente e com exclusividade na plataforma Sesc Digital, será disponibilizado nos principais serviços de streaming do dia 26 de abril em diante. O trabalho remasterizado da histórica apresentação na unidade Vila Mariana, em 1998, também poderá ser adquirido em sua versão física a partir da mesma data, nas Lojas Sesc das unidades de todo o estado de São Paulo e no site, com entrega para todo o país.

 

“Estamos comemorando os 25 anos da apresentação com o lançamento da gravação remasterizada, agora disponível nas plataformas de streaming e em formato físico. Afinal, trata-se de uma obra de grande valor histórico, que deve ser não apenas amplamente divulgada, mas guardada, por todos os amantes da música brasileira, que reconhecem o papel proeminente e fundador do pai da bossa nova e reinventor do samba”, diz Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo.

 

A instituição convidou o artista visual Speto, importante nome da arte urbana, para fazer uma versão do grafite realizado por ele em homenagem ao cantor e, com a nova arte, estampar a capa do álbum. A pintura original foi realizada em 2020 na fachada de um edifício na Avenida Senador Queirós, próximo ao Mercado Municipal, em São Paulo.

 

O grafite apresenta o artista sentado, abafando seu violão, como se estivesse silenciando o instrumento ao final de uma música, em alusão ao fim de um ato. Speto relata que a imagem foi desenvolvida usando o mínimo de traços possível, em referência ao minimalismo da bossa nova e, sobretudo, de João Gilberto.

 

O álbum Relicário: João Gilberto (ao vivo no Sesc 1998) é fruto do trabalho de curadoria e gerenciamento do vasto acervo do Sesc São Paulo. O destaque da gravação está na música inédita Rei sem coroa que, apesar de compor o repertório de alguns shows, nunca foi registrada em estúdio ou gravada oficialmente pelo artista, reforçando a importância deste resgate histórico. A canção é uma parceria dos compositores Herivelto Martins e Waldemar Ressurreição, inspirada na história do rei Carlos II, da Romênia, que passou a viver no Copacabana Palace após ser forçado a abdicar de seu trono durante a Segunda Guerra, em 1940.

 

Além disso, o álbum ainda traz em seu repertório Violão amigo, primeira faixa do disco e também do show de 1998, creditada aos compositores Bide e Marçal. A canção, embora já publicada em gravações na internet, não integra a discografia oficial de João Gilberto.

 

O Pato, Wave, Carinhoso e Eu Sei que vou te amar também são alguns dos clássicos da MPB que compõem o repertório de 36 faixas, entre elas,  músicas de compositores como Ary Barroso, Tom Jobim e Dorival Caymmi, além de Wilson Baptista e Herivelto Martins. A faixa instrumental Um abraço no Bonfá, uma homenagem ao violonista Luiz Bonfá (1922 – 2001), é a única música de autoria de João Gilberto interpretada na apresentação no Sesc Vila Mariana.

 

SOBRE RELICÁRIO

 

O álbum João Gilberto (ao vivo no Sesc 1998) marca a inauguração de Relicário, um projeto do Selo Sesc para resgate dos áudios de shows históricos realizados em unidades do Sesc em São Paulo nas décadas de 1970, 1980 e 1990, remasterizados e formatados como álbuns digitais.

 

A série também oferece o contexto histórico de cada registro, através de textos, vídeos, fotografias e material iconográfico com folhetos, cartazes e notícias jornalísticas veiculadas na época, e poderão ser acessados pelo público, de forma gratuita no site sescsp.org.br/relicario.

 

Entre os dias 5 e 26 de abril, as 36 faixas de Relicário: João Gilberto (ao vivo no Sesc 1998) serão disponibilizadas com exclusividade na plataforma Sesc Digital, que produziu uma adaptação especial na plataforma para receber materiais em áudio, complementando o catálogo de filmes, cursos e outros 24 mil conteúdos que compõem o serviço sob demanda do Sesc São Paulo. O álbum pode ser acessado aqui.

 

SOBRE O SELO SESC

 

Desde 2004 o Selo Sesc traz a público obras que revelam a diversidade e a amplitude da produção artística brasileira, tanto em obras contemporâneas quanto naquelas que repercutem a memória cultural, estabelecendo diálogos entre a inovação e o histórico. Em catálogo, constam álbuns em formatos físico e digital que vão de registros folclóricos às realizações atuais da música de concerto, passando pelas vertentes da música popular e projetos especiais. Entre as obras audiovisuais em DVD, destacam-se a convergência de linguagens e a abordagem de diferentes aspectos da música, da literatura, da dança e das artes visuais. Os títulos estão disponíveis nas principais plataformas de áudio, Sesc Digital e Lojas Sesc.

 

Saiba+: www.sescsp.org.br/selosesc

 

SOBRE O SESC SÃO PAULO

 

Com 76 anos de atuação, o Sesc – Serviço Social do Comércio conta com uma rede de 40 unidades operacionais no estado de São Paulo e desenvolve ações com o objetivo de promover bem-estar e qualidade de vida aos trabalhadores do comércio, serviços, turismo e para toda a sociedade. Mantido pelos empresários do setor, o Sesc é uma entidade privada que atua nas dimensões físico-esportiva, meio ambiente, saúde, odontologia, turismo social, artes, alimentação e segurança alimentar, inclusão, diversidade e cidadania. As iniciativas da instituição partem das perspectivas cultural e educativa voltadas para todas as faixas etárias, com o objetivo de contribuir para experiências mais duradouras e significativas. São atendidas nas unidades do estado de São Paulo cerca de 30 milhões de pessoas por ano. Hoje, aproximadamente 50 organizações nacionais e internacionais do campo das artes, esportes, cultura, saúde, meio ambiente, turismo, serviço social e direitos humanos contam com representantes do Sesc São Paulo em suas instâncias consultivas e deliberativas. Mais informações, clique aqui.

 

SERVIÇO

 

Relicário: João Gilberto (ao vivo no Sesc 1998)

Data: 26 de abril

 

Conteúdo: Álbum digital

Local: Principais plataformas de streaming

 

Conteúdo: CD 

 

Local: Lojas Sesc SP nas unidades e site

 

FICHA TÉCNICA

 

Título: Relicário: João Gilberto (ao vivo no Sesc 1998)

Álbum duplo com 36 faixas

Duração: 1:59:03

 

Faixas

 

CD 1

 

  1. Violão amigo (Autor: Bide / Armando Marçal)
  2. Isto aqui o que é? (Autor: Ary Barroso)
  3. Vivo sonhando (Autor: Tom Jobim)
  4. Nova ilusão (Autor: Menezes / Luiz Bittencourt)
  5. Izaura (Autor: Herivelto Martins / Roberto Roberti)
  6. Curare (Autor: Bororó)
  7. Doralice (Autor: Dorival Caymmi / Antônio Almeida)
  8. Rosa morena (Autor: Dorival Caymmi)
  9. Aos pés da cruz (Autor: Zé da Zilda / Marino Pinto)
  10. Louco (Autor: Henrique de Almeida / Wilson Baptista)
  11. Pra que discutir com madame (Autor: Janet de Almeida / Ary Vidal)
  12. Corcovado (Autor: Tom Jobim)
  13. Retrato em branco e preto (Autor: Tom Jobim / Chico Buarque)
  14. Rei sem coroa (Autor: Herivelto Martins / Waldemar Ressurreição)
  15. Preconceito (Autor: Marino Pinto / Wilson Batista)
  16. Saudade da Bahia (Autor: Dorival Caymmi)
  17. O pato (Autor: Jayme Silva / Neuza Teixeira)
  18. Meditação (Autor: Tom Jobim / Newton Mendonça)

 

CD 2

 

  1. Carinhoso (Autor: Pixinguinha / Braguinha)
  2. Guacyra (Autor: Heckel Tavares / Joracy Camargo)
  3. Solidão (Autor: Tom Jobim / Doca)
  4. O amor em paz (Autor: Tom Jobim / Vinicius De Moraes)
  5. A primeira vez (Autor: Bide / Armando Marçal)
  6. Ave Maria no morro (Autor: Herivelto Martins)
  7. Bahia com H (Autor: Denis Brean)
  8. Samba de uma nota só (Autor: Tom Jobim / Newton Mendonça)
  9. Caminhos cruzados (Autor: Tom Jobim / Newton Mendonça)
  10. Lá vem a baiana (Autor: Dorival Caymmi)
  11. Ave Maria (Autor: Jayme Redondo / Vicente Paiva)
  12. Desafinado (Autor: Tom Jobim / Newton Mendonça)
  13. Um abraço no Bonfá (Autor: João Gilberto)
  14. Chega de saudade (Autor: Tom Jobim / Vinicius De Moraes)
  15. A valsa de quem não tem amor (Autor: Custódio Mesquita / Ewaldo Ruy / João Gilberto / Bebel Gilberto)
  16. Eu sei que vou te amar (Autor: Tom Jobim / Vinicius De Moraes)
  17. Wave (Autor: Tom Jobim)
  18. Esse seu olhar (Autor: Tom Jobim)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: AGÊNCIA LEMA

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje (22/06), é aniversário do cantor e compositor Péricles @pericles que completa 55 anos.

Foto 📷  @duzitos 

#pericles #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (22/06), é aniversário da cantora, compositora e atriz Cyndi Lauper @cyndilauper que completa 71 anos.

Logo mais a artista vem ao Brasil para se apresentar no Rock In Rio @rockinrio 

#cyndilauper #boomerangmusic #happybirthday
Em junho de 1986, há exatamente 38 anos atrás era lançado o clássico "Karatê Kid - A Hora da Verdade continua", segundo filme da trilogia.

Também foi um grande sucesso de bilheteria. 

Novamente Pat Morita e Ralph Macchio são os grandes protagonistas nessa nova aventura. 

#karatekidii #38years #boomerangmusic
Em junho de 1984, nos EUA, era lançado o clássico filme "Karatê Kid - A Hora da Verdade".

O filme foi um enorme sucesso no mundo inteiro, principalmente no Brasil. 

No elenco do primeiro filme além de Ralph Macchio @ralph_macchio e Pat Morita @morethanmiyagi, Elisabeth Shue @elisabthshue e William Zabka @william_zabka

#karatekid #40years #boomerangmusic
Hoje (21/06), é aniversário da cantora, compositora e atriz Juliette Lewis @juliettelewis que completa 51 anos.

#juliettelewis #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (21/06), é aniversário do Joey Kramer, baterista da banda Aerosmith @aerosmith que completa 74 anos.

#joeykramer #aerosmith #happybirthday #boomerangmusic