Suka Figueiredo retorna com instrumental moderno e afro referenciado em La Continuidad

Trazendo de maneira particular a influência da música pop para a arena da música instrumental, faixa de toada afro futurista aproxima saxofonista de disco de estreia

 

Ouça aqui:  https://www.youtube.com/watch?v=Z1_z720FS9I

 

Assista ao making-of:   https://www.youtube.com/watch?v=sdGqryGFvtw

 

La Continuidad, como o próprio nome indica, é o próximo capítulo da história de Suka Figueiredo na Música Instrumental Brasileira. Seguindo a mesma linha estética de Caminho de Mármore, seu primeiro single, La Continuidad carrega a potência do trabalho de Suka, com sua característica marcante: a modernidade. Se num primeiro momento, a saxofonista e flautista propunha um diálogo entre a música Erudita com a presença de cânones, o Drum n’ Bass e a profunda influência da obra de Moacir Santos, no novo trabalho o caminho segue em evolução afrofuturista.

 

Ouça em sua plataforma digital de preferência a partir do dia 30/11.

 

Mantendo a linha estética de seu trabalho, Suka traz no nome de sua nova música a referência a seu pertencimento enquanto mulher AfroLatina, que já ecoava em seu primeiro single na figura do Bandoneon. Desta vez, a artista traz de maneira muito particular a influência da Música Pop para a arena da Música Instrumental. Com uma formação de naipe influenciada pelo pianista e cantor Jon Batiste (sax tenor, sax alto, e 2 trompetes), La Continuidad carrega melodias precisas, velozes e marcantes que exploram toda a tessitura dos instrumentos de sopro dentro desta formação pouco usual na música brasileira.

 

Pouco usual também é a formação deste naipe. Pela primeira vez, Suka Figueiredo consegue levar aos estúdios um naipe composto somente por mulheres e em sua maioria mulheres negras. Esse fato por si só carrega uma importância fundamental na luta presente em seu trabalho, que segue a cada dia galgando mais espaços e possibilitando a inserção de mais mulheres no mercado da música instrumental brasileira. Além de riffs e frases marcantes do contrabaixo, guitarra e synths, Suka dá um salto na ousadia ao mergulhar na estética do Trap Music, estando ali colocados em pé de igualdade todos os elementos característicos dessa sonoridade, produzindo um encontro instigante entre naipe de metais e beat, num final apoteoticamente emocionante.

 

La Continuidad estreia acompanhada de um videoclipe em formato making-of com estreia também no dia 30/11 no canal da artista no Youtube. Para Suka, “La Continuidad representa a continuação do meu caminho na música instrumental. É preciso continuar e ocupar este espaço como mulher negra, o que é fundamental para que haja mais representatividade e equidade nos palcos. Por isso, também, quis lançar conjuntamente um making-of, mostrando esse processo, nosso rosto, corpo político e trabalho”. Assista aqui ao making-of de La Continuidad.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações: Da Lira Cultural

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje, 17/12, é aniversário do ex-baixista da banda R.E.M, Mike Mills que completa 67 anos.

#mikemills #rem #happybirthday
Hoje, 17/12, é aniversário do cantor e compositor Paul Rodgers @paulrodgersofficial que completa 76 anos.

Foi vocalista das bandas Bad Company e Free.

#paulrodgers #happybirthday
#boomerangmusic
Hoje, 14/12, é aniversário do baixista e compositor Cliff Williams @cliffwilliams_official ex-integrante da banda AC/DC @acdc 

#cliffwilliams #acdc #happybirthday
Em 14/12/1979, há exatamente 46 anos atrás era lançado o terceiro álbum de estúdio da banda The Clash @the_clash "London Calling".

The Clash

Joe Strummer – vocais, backing vocals, guitarra rítmica, piano
Mick Jones – guitarra solo, piano, harmónica, backing vocals
Paul Simonon – baixo, backing vocals, vocal em "The Guns of Brixton"
Topper Headon – bateria, percussão

Músicos adicionais

Mick Gallagher – órgão
The Irish Horns – metais

Tracklist 

1. London Calling
2. Brand New Cadillac
3. Jimmy Jazz
4. Hateful
5. Rudie Can’t Fail
6. Spanish Bombs
7. The Right Profile
8. Lost In The Supermarket
9. Clampdown
10. The Guns Of Brixton
11. Wrong ‘Em Boyo
12. Death Or Glory
13. Koka Kola
14. The Card Cheat
15. Lover’s Rock
16. Four Horsemen
17. I’m Not Down
18. Revolution Rock
19. Train In Vain

#theclash #londoncalling #boomerangmusic
Hoje, 12/12, é aniversário da cantora e compositora Dionne Warwick @therealdionnew que completa 85 anos.

#dionnewarwick #happybirthday
Hoje, 12/12, é aniversário do ex guitarrista da banda Kiss @kissonline Bruce Kulick @bruce.kulick que completa 72 anos.

#kiss #brucekulick #happybirthday
Hoje, 10/12, é aniversário da baterista Meg White da banda White Stripes @thewhitestripes que completa 51 anos.

#megwhite #happybirthday
#whitestripes
Hoje, 10/12, é aniversário do cantor, compositor e ex integrante da banda Wang Chung @wangchungofficial Jack Hues @jackhuesofficial que completa 71 anos.

#jackhues #wangchung #boomerangmusic