Vanessa Bumagny mostra canção “Mito” reconstruindo história antiga a partir de perspectiva atual

Composição, que foi feita em 1994 e gravada dois anos depois em Barcelona, Espanha, sai nas plataformas digitais como single em 25/06

 

Ouça: https://www.youtube.com/watch?v=_NMGvgByTsY

 

Com a maturação dos anos e a urgência do presente, a cantora e compositora Vanessa Bumagny ressignificou uma de suas primeiras composições, feita no ano de 1994 e gravada em um disco coletivo em 1996, quando viveu em Barcelona (ES), que contava com canções de músicos brasileiros residentes na Europa. Intitulada Mito, a faixa chega em hora certa: cantar que “saber é um mito” atualmente é exigir respeito à ciência e à vida diante de um governo despreparado para lidar com uma crise sanitária mortal. Num tempo em que muitos brasileiros se referem ao atual presidente como “mito”, a artista também reclamar de volta a palavra que para ela, na época da composição, significou a perda da ilusão de encontrar uma verdade que seja estática e absoluta.

 

O mundo sou eu o fundo sumiu/ O mundo é você o fundo caiu/ O mundo é aqui e o fundo nunca existiu.

 

Ouça aqui à Mito: https://www.youtube.com/watch?v=_NMGvgByTsY.

 

“Quando compus Mito, mostrei pro Zeca Baleiro e pro Chico César e me lembro que os dois gostaram e a tocaram no violão pra me acompanhar. Um ano depois, me mudei para Barcelona e integrei esse álbum coletivo, no qual cada músico podia contribuir com duas faixas”, revela a artista. “Eu já tocava Mito nos shows e tinha me acostumado com a ideia de ter uma banda de jazz, já que minha banda contava com o espectacular baixista Acelino de Paula, requisitado e elogiado pela cena jazzística em Barcelona. Ele montou, então, uma banda com músicos talentosos – mas que nunca tinham tocado um baião, o que a faixa foi composta para ser” completa Bumagny. O resultado é uma deliciosa e envolvente fusão de baião com jazz.

 

O disco da trupe brasileira, intitulado Projeto Pau de Sebo 2 que contou com canções de artistas como Danilo Pinheiro e Norberto Farina, saiu em 1998 apenas em formato CD e jamais foi lançado no Brasil. A outra canção que Vanessa Bumagny gravou para o projeto é Coisas da Vida, composta por Rita Lee e lançada pela rainha do rock nacional em 1976 no álbum Entradas e Bandeiras . A versão de Bumagny também sairá como single, em um gesto de carinho à Rita Lee e ao luto vivido por todos aqueles que perderam pessoas amadas para a pandemia do novo coronavírus. Se a intenção original de Rita foi homenagear o seu avô, que à época havia falecido, a faixa ganha também novo significado em 2021.

 

Contextualizando o desejo de gravar uma das canções mais bonitas da história da música nacional, Vanessa conta que “cantava Coisas da Vida numa época de um certo exílio voluntário onde a questão ‘a gente não sabe se vai ou se fica’ tinha um significado muito forte pra mim: eu me sentia, ao mesmo tempo, feliz e triste morando em um país estrangeiro. Acolhida e solitária, sozinha e acompanhada, ‘estranha’ por cantar em português num país onde as pessoas não falavam a minha língua nem entendiam todas as suas sutilezas. Havia uma crise pessoal entre ir embora ou ficar por lá”, reflete. Coisas da Vida estará nas plataformas digitais em 15/07.

 

Vanessa Bumagny despontou na música com seu debut De Papel (2003). Na sequência lançou Pétala por Pétala (2009), com produção assinada por Zeca Baleiro, e O Segundo Sexo (2014). Em 2018, a faixa O Que For Melhor virou trilha sonora da novela As Aventuras de Poliana (SBT); em 2019 lançou Quem Ama Sofre, uma parceria com Luiz Tatit; em 2020, teve a canção Pétala por Pétala, uma parceria com Chico César, gravada por Daniela Mercury. No mesmo ano, lançou as inéditas faixas Cinema Ilusão, uma parceria com Zeca Baleiro e que traz ainda a participação de Chico César, Canção para Ninar o Apocalipse, Perdeu, Playboy e Fome de Tudo – que estarão em seu próximo disco cheio, Cinema Ilusão, que terá ainda participações como a de Fernanda Takai.

 

Baixe “Mito”

 

Ouça “Coisas da Vida” – lançamento oficial 15/07

 

 

 

 

 

Com informações:  Assessoria de Imprensa Vanessa Bumagny 

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje (18/01), é aniversário da cantora e compositora Liah Soares @liahsoares que completa 45 anos.

#liahsoares  #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (16/01), é aniversário do multiinstrumentista e baixista do IRA!, Mr. Johnny Boy @cjohnnyboy 

#johnnyboy #happybirthday #boomerangmusic
Faleceu hoje (16/01), aos 78 anos, o brilhante diretor e roteirista David Lynch

Quem não se recorda da série Twin Peaks e dos clássicos filmes Veludo Azul, Duna e Cidade dos Sonhos.

Descanse em Paz, mestre.

#davidlynch #rip #boomerangmusic
Hoje (12/01), é aniversário do cantor, compositor e vocalista da band Rage Against The Machine @rageagainstthemachine Zack de La Rocha @thezackdelarocha que completa 55 anos.

#zackdelarocha #rageagainstthemachine #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (12/01), é aniversário do cantor e compositor Per Gessle @pergessle que completa 66 anos.

Um dos fundadores do duo Roxette @realroxette junto com Marie Fredriksson em 1986, falecida em 2019.

Neste ano, o músico anunciou uma tour com a cantora sueca Lena Philipsson, revivendo os grandes hits que são marcantes até os dias de hoje.

#roxette #pergessle #happybirthday #boomerangmusic
Lançado em 1994, o primeiro álbum do cantor e compositor Nando Reis @nandoreis neste ano completa 31 anos de existência.

Em 2023, foi lançado uma edição comemorativa deste que é um dos clássicos da MPB.

#nandoreis #12dejaneiro #boomerangmusic
Hoje (12/01), é aniversário do cantor e compositor Nando Reis @nandoreis que completa 62 anos.

Foi integrante dos Titãs.

#nandoreis #happybirthday #boomerangmusic
Hoje (11/01), é aniversário do cantor e compositor Geraldo Azevedo @geraldoazevedooficial que completa 80 anos.

#geraldoazevedo #MPB #happybirthday #boomerangmusic