Vanessa Bumagny mostra canção “Mito” reconstruindo história antiga a partir de perspectiva atual

Composição, que foi feita em 1994 e gravada dois anos depois em Barcelona, Espanha, sai nas plataformas digitais como single em 25/06

 

Ouça: https://www.youtube.com/watch?v=_NMGvgByTsY

 

Com a maturação dos anos e a urgência do presente, a cantora e compositora Vanessa Bumagny ressignificou uma de suas primeiras composições, feita no ano de 1994 e gravada em um disco coletivo em 1996, quando viveu em Barcelona (ES), que contava com canções de músicos brasileiros residentes na Europa. Intitulada Mito, a faixa chega em hora certa: cantar que “saber é um mito” atualmente é exigir respeito à ciência e à vida diante de um governo despreparado para lidar com uma crise sanitária mortal. Num tempo em que muitos brasileiros se referem ao atual presidente como “mito”, a artista também reclamar de volta a palavra que para ela, na época da composição, significou a perda da ilusão de encontrar uma verdade que seja estática e absoluta.

 

O mundo sou eu o fundo sumiu/ O mundo é você o fundo caiu/ O mundo é aqui e o fundo nunca existiu.

 

Ouça aqui à Mito: https://www.youtube.com/watch?v=_NMGvgByTsY.

 

“Quando compus Mito, mostrei pro Zeca Baleiro e pro Chico César e me lembro que os dois gostaram e a tocaram no violão pra me acompanhar. Um ano depois, me mudei para Barcelona e integrei esse álbum coletivo, no qual cada músico podia contribuir com duas faixas”, revela a artista. “Eu já tocava Mito nos shows e tinha me acostumado com a ideia de ter uma banda de jazz, já que minha banda contava com o espectacular baixista Acelino de Paula, requisitado e elogiado pela cena jazzística em Barcelona. Ele montou, então, uma banda com músicos talentosos – mas que nunca tinham tocado um baião, o que a faixa foi composta para ser” completa Bumagny. O resultado é uma deliciosa e envolvente fusão de baião com jazz.

 

O disco da trupe brasileira, intitulado Projeto Pau de Sebo 2 que contou com canções de artistas como Danilo Pinheiro e Norberto Farina, saiu em 1998 apenas em formato CD e jamais foi lançado no Brasil. A outra canção que Vanessa Bumagny gravou para o projeto é Coisas da Vida, composta por Rita Lee e lançada pela rainha do rock nacional em 1976 no álbum Entradas e Bandeiras . A versão de Bumagny também sairá como single, em um gesto de carinho à Rita Lee e ao luto vivido por todos aqueles que perderam pessoas amadas para a pandemia do novo coronavírus. Se a intenção original de Rita foi homenagear o seu avô, que à época havia falecido, a faixa ganha também novo significado em 2021.

 

Contextualizando o desejo de gravar uma das canções mais bonitas da história da música nacional, Vanessa conta que “cantava Coisas da Vida numa época de um certo exílio voluntário onde a questão ‘a gente não sabe se vai ou se fica’ tinha um significado muito forte pra mim: eu me sentia, ao mesmo tempo, feliz e triste morando em um país estrangeiro. Acolhida e solitária, sozinha e acompanhada, ‘estranha’ por cantar em português num país onde as pessoas não falavam a minha língua nem entendiam todas as suas sutilezas. Havia uma crise pessoal entre ir embora ou ficar por lá”, reflete. Coisas da Vida estará nas plataformas digitais em 15/07.

 

Vanessa Bumagny despontou na música com seu debut De Papel (2003). Na sequência lançou Pétala por Pétala (2009), com produção assinada por Zeca Baleiro, e O Segundo Sexo (2014). Em 2018, a faixa O Que For Melhor virou trilha sonora da novela As Aventuras de Poliana (SBT); em 2019 lançou Quem Ama Sofre, uma parceria com Luiz Tatit; em 2020, teve a canção Pétala por Pétala, uma parceria com Chico César, gravada por Daniela Mercury. No mesmo ano, lançou as inéditas faixas Cinema Ilusão, uma parceria com Zeca Baleiro e que traz ainda a participação de Chico César, Canção para Ninar o Apocalipse, Perdeu, Playboy e Fome de Tudo – que estarão em seu próximo disco cheio, Cinema Ilusão, que terá ainda participações como a de Fernanda Takai.

 

Baixe “Mito”

 

Ouça “Coisas da Vida” – lançamento oficial 15/07

 

 

 

 

 

Com informações:  Assessoria de Imprensa Vanessa Bumagny 

#SIGA NO INSTAGRAM
Hoje, 07/02, é aniversário do baterista Simon Dawson, o novo baterista do Iron Maiden @ironmaiden que completa 68 anos.

#Simondawson #happybirthday #ironmaiden
Hoje, 07/02, é aniversário do compositor e tecladista da banda Bon Jovi @bonjovi David Bryan @davidbryanmusic que completa 64 anos.

#davidbryan #bonjovi #happybirthday
Em 07/02/2012, há exatamente 14 anos atrás era lançado o 12° álbum de estúdio da banda Van Halen @vanhalen “A Different Kind of Truth”.

Integrantes:

David Lee Roth (vocals)
Eddie Van Halen (guitars, keys)
Wolfgang Van Halen (bass)
Alex Van Halen (drums)

Track list:

	1.	Tattoo
	2.	She’s The Woman
	3.	You And Your Blues
	4.	China Town
	5.	Blood And Fire
	6.	Bullethead
	7.	As Is
	8.	Honeybabysweetiedoll
	9.	The Trouble With Never
	10.	Outta Space
	11.	Stay Frosty
	12.	Big River
	13.	Beats Workin’

#vanhalen #davidleeroth #eddievanhalen #alexvanhalen
Hoje, 07/02, é aniversário do guitarrista, multiinstrumentista, um dos membros dos Novos Baianos, Pepeu Gomes @pepeugomesoficial que completa 74 anos.

#pepeugomes #happybirthday #mpb
Hoje, 06/02, é aniversário da saudosa cantora e compositora Natalie Cole @nataliecoleofficial que completaria 76 anos.

Falecida em 31/12/2015

#nataliecole #happybirthday #boomerangmusic
Hoje, 06/02, é aniversário do saudoso cantor e compositor Bob Marley @bobmarley que completaria 81 anos.

#bobmarley #happybirthday #reggaemusic
Hoje, 06/02, é aniversário do incrível cantor e compositor Rick Astley @officialrickastley que completa 60 anos.

Lançou hoje em todas as plataformas de streaming seu novo single "Waiting For You"

#rickastley #happybirthday #boomerangmusic
Há 15 anos atrás, em 06/11/2011, falecia o grandioso guitarrista de blues Gary Moore. 

Vale a pena relembrar e ouvir a discografia dessa lenda.

#garymoore #boomerangmusic